22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Ocean Alive e Câmara de Setúbal repetem projecto “Educar no Mar” a bordo da “Maravilha do Sado”

Ocean Alive e Câmara de Setúbal repetem projecto “Educar no Mar” a bordo da “Maravilha do Sado”

Ocean Alive e Câmara de Setúbal repetem projecto “Educar no Mar” a bordo da “Maravilha do Sado”

Iniciativa pretende alertar a comunidade educativa do 1.º ciclo do ensino básico para a importância da preservação ambiental

 

A bordo da embarcação municipal “Maravilha do Sado”, a Câmara de Setúbal e a cooperativa Ocean Alive vão colocar novamente ‘de pé’ o projecto “Educar no Mar”, que visa dotar a comunidade educativa do 1.º ciclo do ensino básico “de conhecimentos e motivação para o desenvolvimento de comportamentos que contribuam para a preservação ambiental”.

- PUB -

A celebração do protocolo de colaboração para o desenvolvimento da iniciativa, que tem igualmente como objectivo “promover o conhecimento dos habitats subaquáticos do Estuário” junto das “turmas de 4.º ano de todas as escolas públicas do concelho”, foi aprovado na reunião pública da passada quarta-feira, por unanimidade.

Desta forma, a edilidade vai atribuir à Ocean Alive um apoio financeiro de 7 200 euros, montante dividido em oito tranches mensais no valor unitário de 900 euros, a pagar entre os meses de Novembro de 2021 e Junho de 2022.

No presente ano lectivo, a autarquia prevê “que o número de participantes seja de aproximadamente 800 crianças e 50 adultos”, pretendendo-se ainda com o projecto “fortalecer o vínculo de alunos, professores e auxiliares educativos ao Rio Sado”.

- PUB -

A partir do referido protocolo, a cooperativa compromete-se a orientar as sessões, onde devem estar presentes “um biólogo marinho e uma pescadora”, sendo que as acções têm “uma duração mínima de uma hora e meia (sessão singular) e máxima de três horas (sessão dupla)”.

Já o “transporte dos estudantes e docentes para o local de embarque e de regresso à escola” está a cargo da autarquia. “Estão programadas realizar-se um total de 30 sessões duplas dirigidas a alunos e duas acções de formação destinadas a professores”.

A embarcação municipal, requalificada pela edilidade, foi “transformada em equipamento direccionado para iniciativas pedagógicas e educativas, bem como de valorização de actividades relacionadas com o mar e com a preservação ambiental”.

- PUB -

Entre 2017 e 2020, a “Maravilha do Sado” recebeu no âmbito do projecto “Educar no Mar” “um total de 1 800 alunos”.

O município vai voltar este ano a colaborar com a Ocean Alive por se tratar de “uma organização possuidora do conhecimento, motivação e recursos materiais e humanos para o desenvolvimento de projectos de âmbito educativo em ambiente marinho”.

A cooperativa, focada na preservação das pradarias marinhas do Estuário do Sado, consegue “especial envolvimento da comunidade piscatória local e da comunidade científica vocacionada para a protecção dos oceanos, através da educação marinha e da transformação de comportamentos”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -