6 Julho 2024, Sábado

- PUB -
Autarcas da Moita distribuem livros para reforçar fundos documentais nas bibliotecas escolares

Autarcas da Moita distribuem livros para reforçar fundos documentais nas bibliotecas escolares

Autarcas da Moita distribuem livros para reforçar fundos documentais nas bibliotecas escolares

|

Carlos Albino visitou espaços de leitura e conversou com professoras bibliotecárias sobre actuais necessidades

 

Para assinalar o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, celebrado na última segunda-feira, o presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino, acompanhado do vereador António Carlos Pereira, efectuou diversas visitas aos estabelecimentos de ensino do município com vista a oferecer a estes equipamentos escolares, um conjunto de livros destinados à renovação dos fundos documentais já existentes.

- PUB -

Os eleitos, empossados recentemente, passaram pelas nove bibliotecas das escolas básicas n.º 2 e n.º 1 do Vale da Amoreira, e pelos estabelecimentos n.º 4, n.º 1, n.º 7 e n.º 6 da freguesia da Baixa da Banheira.

Além destas, o autarca moitense teve ainda a oportunidade de conversar com as coordenadoras destes espaços de leitura da Escola Básica de Alhos Vedros n.º 2 e n.º 1 da Moita, contactando também com as professoras bibliotecárias que ali exercem a sua actividade profissional, acerca das potencialidades e necessidades de cada escola, em particular, das suas bibliotecas.

Autarcas contactaram com funcionárias para ouvir necessidades

Este ano, segundo a autarquia, o investimento na aquisição de livros foi de 1.300 euros e inclui, entre outras publicações, a oferta de livros como “As Mais Belas Coisas do Mundo”, “Provérbios Perdidos com o Rabo de Fora”, “O Lobo que Viajava no Tempo, “Histórias com História” e “Este Livro vai Ajudar a Arrefecer este Planeta”, que sensibiliza os jovens sobre as questões das alterações climáticas.

- PUB -

Ao conjunto de obras entregues pelo presidente, juntam-se ainda as edições “A Toupeira que Queria Saber Quem lhe Tinha Feito Aquilo na Cabeça”, “Aquela Nuvem e Outras”, “O Jaime é uma Sereia” – de Jessica Love e vencedor do prémio BolognaRagazzi na categoria Opera Prima –, e “O Livro do Cérebro: Descobre o que vai na tua Cabeça”, escrito por Patrícia Correia e Ana Rita Fonseca.

Com ilustração de Carolina Antunes e Silva, pretende ajudar os mais pequenos a saberem como funciona e que influência têm os pequenos gestos que fzemos e as atitudes que temos diariamente, auxiliando os alunos sobre como o cérebro comunica com o resto do corpo.

Contributo para criação de hábitos de leitura

- PUB -

De acordo com o município, este “é mais um contributo da Câmara Municipal […] para a criação de hábitos de leitura, fundamentais para o desenvolvimento da criatividade, espírito crítico e cidadania das crianças e jovens” do concelho.

Recorde-se que a edilidade é responsável pelas bibliotecas escolares do 1.º ciclo a nível das obras, equipamento, tratamento técnico e renovação do fundo documental”, conforme estabelecido no acordo de cooperação assinado em 2006, entre este órgão autárquico e o Ministério da Educação.

Além de Carlos Albino, nesta acção municipal estiveram o presidente da Junta de Alhos Vedros, Artur Varandas e Fabrício Pereira, que preside agora à Junta de Freguesia da Moita.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -