9 Agosto 2024, Sexta-feira

- PUB -
Igreja Matriz de S. Pedro um ícone de Palmela

Igreja Matriz de S. Pedro um ícone de Palmela

Igreja Matriz de S. Pedro um ícone de Palmela

Igreja Matriz de S. Pedro Foto: Pedro Custódio|Igreja de S. Pedro Foto: Pedro Custódio|Igreja de S. Pedro Foto: Pedro Custódio|Igreja de S. Pedro Foto: Pedro Custódio

Situada no Largo do Município, a Igreja Matriz tem três naves com colunas toscanas, e no interior azulejos do período Barroco

 

A Igreja de S. Pedro, Matriz de Palmela, além de histórica, é um dos mais destacados edifícios da localidade. Templo de origem medieval, está datada como anterior a 1320, sendo a sua traça resultado de reconstrução integral na segunda metade do século XVI. Por volta dos anos 40 do século XVIII, teve remodelação artística do interior com azulejos de Nicolau de Freitas. Danificada com os terramotos de 1755 e 1858, teve de ser reconstruída.

- PUB -

Situada no Largo do Município, a Igreja Matriz tem três naves com colunas toscanas, e no interior azulejos do período Barroco (XVIII), que representam cenas da vida de São Pedro. Inclui ainda um importante conjunto escultórico e pictórico setecentista.

Centro das várias festas religiosas de Palmela, um dos momentos altos é a Bênção do Mosto, na manhã do primeiro domingo de Setembro, frente à igreja, com homens a pisarem as uvas da primeira vindima. Segue-se a bênção e a missa dominical. Tudo isto num ritual simbólico que retrata a importância vinícola local, e vinca a tradicional Festa das Vindimas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -