Ao todo são 33 as farmácias do Distrito de Setúbal que aderiram à campanha de solidariedade promovida pela Associação Dignitude, que visa angariar donativos para apoiar os mais desfavorecidos no actual contexto pandémico. “Dê Troco a Quem Precisa” intitula a iniciativa que arrancou na passada segunda-feira e que decorre até ao próximo dia 29 nas farmácias aderentes.
A acção, explica a associação, “convida os portugueses a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à ‘Emergência abem: covid-19’, para ajudar as pessoas mais vulneráveis devido à pandemia”. Os donativos recolhidos “serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde para quem mais precisa”, adianta a Dignitude.
Na região, aderiram à iniciativa 33 farmácias: oito de Setúbal, seis do Barreiro, cinco do Seixal, quatro de Almada, três cada de Montijo e Moita, e duas cada de Palmela e Santiago do Cacém.
“As farmácias do Distrito de Setúbal estão habituadas a zelar pela saúde de quem mais precisa. Por isso, uniram-se à ‘Emergência abem: covid-19’ e vão ajudar as famílias mais fragilizadas pela pandemia. Vamos demonstrar a força da união! Até 29 de Junho doe o seu troco na farmácia”, apela a farmacêutica Helena Ruas, citada na nota de Imprensa divulgada pela associação.
A ‘Emergência abem: covid-19’ foi lançada em Março de 2020 e já presta apoio a mais de 1 400 portugueses referenciados por entidades parceiras locais, entre as quais câmaras municipais, juntas de freguesia, instituições particulares de solidariedade social, Cáritas e Misericórdias.
A associação lembra a concluir que é “ainda possível apoiar esta iniciativa através de transferência bancária para o IBAN PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9 e via MBWAY: 932 440 068. “Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo. A iniciativa conta com o apoio do Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia. M.R.S.