Zia Soares encena texto de autor com quem trabalhou na altura da sua morte
O Teatro Griot sobe ao palco do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo no próximo dia 28, às 21h00, para apresentar a peça “Luminoso Afogado”, de Al Berto, com encenação de Zia Soares, naquela que é a primeira abordagem da companhia a um texto e a um autor português.
Vinte anos depois, a também atriz revisita um autor com quem trabalhava, na altura da sua morte, na adaptação e encenação de um texto denominado “Lunário”, que viria a chamar-se “O Canto do Noitibó”. Ditava o destino que Zia Soares trabalhasse na sua primeira encenação, enquanto Al Berto preparava o seu último projecto artístico.
“Luminoso Afogado” retrata uma espécie de “linha de sombra” onde, num confronto com o espelho, com a morte e a passagem do tempo, alguém não se reconhece, estando “entre ser o que é e outro irrecuperável e ausente”. Espetros rompem a barreira entre vivos e mortos, refazem nexos com línguas reconfiguradas a partir de outras, cantadas, carpidas e silenciosas. Um lugar onde o “silêncio é definitivo” e onde se oscila entre a memória e o esquecimento mais absoluto. “Um mergulho onde se suspende a respiração noutro tempo, noutro lugar”, pode ler-se na sinopse desta peça.
Em “Luminoso Afogado”, as redes que compõem o objecto escultórico “tecem-se em harmonia e desarmonia com a voz e os movimentos dos actores, ora transfigurando-se num vestido disforme e belo, ora num mar sombrio e grotesco”.
A peça conta com as interpretações de Chullage Gio Lourenço e Zia Soares, com figurinos de Inês Morgado e Neusa Trovoada, que também assina o design gráfico. A produção executiva deste espectáculo teatral, com duração de 55 minutos, está a cargo de Urshi Cardoso, sendo destinado a maiores de 14 anos. A lotação estará limitada, de acordo com as regras da Direcção-Geral da Saúde, sendo o uso de máscara obrigatório.
Os bilhetes podem igualmente ser reservados através de contacto telefónico (210 888 900) e terão de ser levantados, no máximo, até à véspera da sessão, com um limite de cinco bilhetes por reserva.