A Companhia Mascarenhas-Martins vai manter a tradição de assinalar o Dia Mundial do Teatro, 27 de Março, com a leitura encenada de uma mensagem disponibilizada pelo International Theatre Institute. Já amanhã, pelas 21h30, a companhia apresenta na página do Cinema Teatro Joaquim d’Almeida no Facebook uma interpretação audiovisual da mensagem de Helen Mirren, com realização de Inês Monteiro Pires.
A iniciativa de celebração da data, que a Mascarenhas-Martins promove desde há meia-dúzia de anos, será concretizada em formato digital face à actual conjuntura pandémica.
“Estes momentos têm acontecido em diferentes espaços no Montijo, entre os quais a Praça da República, a Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro ou o Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, tendo sido dirigidas por Maria Mascarenhas e Levi Martins, João Jacinto, André Reis e Adelino Lourenço. Em 2020 este projecto foi interrompido com uma versão em vídeo, na esperança de que este ano fosse possível regressar às leituras presenciais. Não sendo ainda o caso, a comemoração volta a ser feita exclusivamente online”, explica a ccompanhia.
O grupo lembra que tem comemorado o Dia Mundial do Teatro “desde 2016” com “leituras encenadas da mensagem disponibilizada pelo International Theatre Institute”. Cada leitura, adianta, “é dirigida por um elemento da companhia que passa o testemunho ao próximo”.
A produção da interpretação audiovisual da mensagem a apresentar já amanhã é da autoria da Mascarenhas-Martins. A direcção está cargo de Inês Monteiro Pires.