28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalCapricho e Socorros Mútuos representam associativismo histórico

Capricho e Socorros Mútuos representam associativismo histórico

A União das Freguesias de Setúbal concentra um conjunto de colectividades que marcaram e continuam a marcar a história da cidade, século após século, desde o apoio social à prática desportiva

 

- PUB -

 

Falar da União de Freguesias de Setúbal e não falar de associativismo é deixar de lado parte da história da cidade. Desde as centenárias Sociedade Musical Capricho Setubalense e Associação de Socorros Mútuos de Setúbal, ao Vitória Futebol Clube e Club Naval Setubalense, a história da freguesia passa pelo exercício da cidadania e solidariedade.

Entre as colectividades mais antigas e simbólicas de Setúbal, o destaque vai para a Capricho, com mais de 150 anos. Uma colectividade histórica no concelho, reconhecida pela actividade extraordinária da sua Banda Filarmónica de Música, cujos ensaios enchem o Largo da Misericórdia com sonoridades que aliam o clássico ao contemporâneo.

- PUB -

A par desta colectividade destaque para a Associação de Socorros Mútuos Setubalense, que celebrou o número redondo de 130 anos, com dedicação à comunidade na assistência em saúde e na promoção da inclusão social. Um trabalho realizado em grande proximidade com a comunidade sénior.

No desporto, o Vitória Futebol Clube é parte inegável da alma sadina. Com 108 anos, o clube foi fundado em 1910 por Joaquim Venâncio, Henrique Santos e Manuel Gregório.

Também no desporto e associativismo destaque para o Clube Naval Setubalense. Fundado em 1920, apenas em 1982 o Clube viu o reconhecimento o seu trabalho, em prol da sociedade, com a atribuição do estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, em diploma conferido e assinado pelo então primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão.

- PUB -

É com esta massa associativa que o espírito de entreajuda renasce em cada nova geração de setubalenses.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -