27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioEdição 100020 Setubalenses 20 Artistas20 Setubalenses, 20 Artistas. Ricardo Pedrosa, o palhaço mágico numa “explosão de...

20 Setubalenses, 20 Artistas. Ricardo Pedrosa, o palhaço mágico numa “explosão de animação”

O setubalense Ricardo Pedrosa revela o sorriso do seu Palhaço Pimpolho. O palhaço mágico num jogo de sombras, onde o mundo da magia se prepara para contar novas estórias. Pela objectiva do fotógrafo Alex Gaspar.

“Olho para esta fotografia e a primeira coisa que imagino é uma explosão de animação”, conta Ricardo Pedrosa, sobre a imagem captada na lente de Alex Gaspar. “Foi um momento mágico em que escolhemos misturar as cartas, as sombrinhas, os balões. Objectos que utilizo nas minhas performances de magia e animação”.

 

- PUB -

A carreira de Ricardo Pedrosa tem passado sempre pela cidade de Setúbal. “Aos 10 anos comecei a apresentar espectáculos de magia nos palcos da cidade. Depois a acompanhar os meus pais em digressões, a conhecer artistas nos bastidores dos palcos, ou em reuniões com empresários”.

Filho de uma cantora e de um mágico, Ricardo nasceu nos palcos da Croácia, durante a digressão de uma revista à portuguesa em que o pai integrava o elenco. “No fundo passei os meus primeiros anos como que a fazer uma preparação, para dar também um salto para o palco”. É deste modo que Ricardo vê o seu crescimento enquanto artista. “Acho que já veio desde esse momento a minha ligação ao palco e a minha vontade de criar um personagem, tal como os personagens que via serem criados em cada digressão”.

O Palhaço Pimpolho surgiu precisamente num desses momentos de construção. “Eu já actuava com números de magia, mas queria algo mais. Foi então que surgiu a imagem do Palhaço Pimpolho”, revela Ricardo. “Com esta imagem podia explorar-me de outras maneiras”.

- PUB -

 

Dos palcos para a proximidade com o público…

 

Com uma carreira que tem sido também muito ligada à animação de festas e, mais recentemente, a fazer “street performance” Ricardo revela novos projectos dedicados a essa área.

- PUB -

Em destaque, a performance apresentada na Feira de Sant’Iago em 2018. Momentos sobre os quais o artista revela, “gostei muito da proximidade e interacção gerada entre o público e o Palhaço Pimpolho”.

Ricardo conta ainda outro segredo, “sobre o qual posso apenas desvendar um pouco: uma candidatura a um Record do Guiness…”. Quanto a revelar qual… “por agora não posso”. Novos passos em quase trinta anos de carreira, “28 de magias e animação. E 18 como profissional”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -