29 Junho 2024, Sábado

- PUB -
Surto em lar do concelho de Santiago do Cacém provoca um morto

Surto em lar do concelho de Santiago do Cacém provoca um morto

Surto em lar do concelho de Santiago do Cacém provoca um morto

Um surto de Covid-19 no Lar da Casa do Povo de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, com um total de 38 infectados, provocou a morte de um idoso, foi hoje revelado.

Fonte da Autoridade Local de Saúde explicou à agência Lusa que o utente, com mais de 90 anos, foi internado no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, no passado sábado, e acabou por falecer no dia seguinte, “devido ao agravamento do estado de saúde”.

- PUB -

“Este idoso, que tinha testado negativo, foi vacinado [contra a Covid-19] na passada sexta-feira. No sábado, desenvolveu sintomas” do vírus que provoca a doença, “foi hospitalizado e, no domingo, acabou por falecer”, adiantou a mesma fonte.

Num comunicado conjunto, a Câmara de Santiago do Cacém, a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e a Casa do Povo de Alvalade referiram que funcionários e utentes “não carecem, nesta altura, de cuidados hospitalares”.

“Esta situação é complexa e delicada, pelo que está a merecer a máxima atenção e dedicação de todas as entidades, principalmente da Autoridade Local de Saúde de Santiago do Cacém e da ULSLA”, destacaram.

- PUB -

No total, na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Alvalade, que tem 52 utentes, foram infectadas 38 pessoas, nomeadamente 28 utentes – incluindo o idoso que faleceu – e 10 funcionários.

O primeiro caso, o de um funcionário infectado, foi detectado em Dezembro e, entretanto, já está recuperado.

A Autoridade Local de Saúde está a acompanhar “a evolução epidemiológica e o estado de saúde de todos os infectados”, tendo a ULSLA disponibilizado “um médico da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Santiago do Cacém, que acompanhará ‘in loco’ a situação clínica e a evolução de sintomatologia nos utentes e profissionais”, acrescentaram.

- PUB -

HYN // RRL // Lusa

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -