27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeCondenada a trabalho comunitário por abandonar cão atropelado

Condenada a trabalho comunitário por abandonar cão atropelado

O Tribunal Judicial da Comarca de Setúbal condenou uma mulher de 32 anos, G. Costa, a trabalho comunitário por ter abandonado na Serra da Arrábida o seu próprio cão à morte, depois de o animal ter sido atropelado por uma viatura e necessitar de internamento em hospital veterinário. A sentença, datada do passado dia 28, ditou uma condenação a 9 meses e 15 dias de prisão pelo crime de maus-tratos a animais de companhia, pena substituída pela aplicação de “285 horas a efectivar, de preferência, em entidade beneficiária que se dedique à protecção de animais”.

- PUB -

A arguida foi ainda condenada a pagar 221,95 euros mais juros de mora a 4%, por danos patrimoniais, e mais 150 euros, por danos não patrimoniais, a Vera Santos, mulher que resgatou o bichano e acabou por custear os cuidados veterinários necessários à recuperação do animal.

O caso remonta a 13 de Abril de 2017, quando o Tobias, cão de raça Yorkshire Terrier, então com cinco anos de idade, foi atropelado por um automóvel na Avenida Rodrigues Manito, em Setúbal, ficando em choque, sem conseguir andar ou equilibrar-se nos membros posteriores, já que sofreu múltiplas fracturas no pélvis, sangramento do escroto com lacerações com exposição testicular, além de uma luxação.

G. Costa garantiu que o animal fosse assistido numa clínica veterinária, mas recusou que o cachorro ficasse internado sob monitorização, como se impunha, levando-o de volta para casa. Entre o final desse dia e o dia seguinte, a arguida conduziu o Tobias – que apresentava dois pensos imobilizadores e dores intensas – até à Estrada de S. Paulo, na Serra da Arrábida, abandonando-o indefeso e em agonia, sem comida nem água, e sem possibilidade de poder lutar pela sobrevivência em cima de uma vegetação junto ao estabelecimento Prana.

- PUB -

No meio de tanto azar e crueldade, horas mais tarde, o Tobias viria a acabar por ter a sorte de ver o seu destino cruzar-se com o de Vera Santos, responsável pelo projecto Conchinha, que visa o resgate e posterior adopção de animais errantes ou vítimas de abandono. Vera tratou de garantir o internamento de Tobias entre os dias 14 e 21 de Abril de 2017 e, actualmente, depois de ter sido acolhido por pessoas amigas de Vera na Marinha Grande quando se encontrava ainda em fase de recuperação, o cachorro voltou a sorrir para a vida.

O Tobias havia sido comprado por cem euros por G. Costa como presente para a sua filha, de 16 anos, no Dia da Criança. Agora, a G. Costa, resta-lhe cumprir as sanções decretadas por tribunal, sabendo que por um período de quatro anos e seis meses ficou também impedida de poder ter a seu cargo qualquer animal de companhia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -