Casos mais recentes reportam a sete enfermeiras. Duas da Unidade de Cuidados Intensivos, cinco da Medicina Interna. Hospital garante operacionalidade
O Hospital de São Bernardo tem actualmente sete enfermeiras infectadas com Covid-19, segundo fontes próximas ao Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) indicaram a O SETUBALENSE. A administração do CHS não confirma este número, mas afirma que, embora as infecções por Covid-19 sejam recorrentes em profissionais de saúde, a operacionalidade dos serviços não foi afectada.
“Desde o início da pandemia já tivemos profissionais infectados, sem que tal inviabilizasse o funcionamento dos serviços”, refere a administração em nota.
Dos sete casos sobre os quais O SETUBALENSE tem conhecimento dois foram registados em enfermeiras da Unidade de Cuidados Intensivos. Uma destas profissionais contraiu o vírus fora do hospital e após rastreio em médicos, enfermeiros e auxiliares foi detectado o outro caso de Covid-19.
Quanto aos restantes cinco casos foram registados em enfermeiras a desempenhar funções no Serviço de Medicina Interna.
Recentemente, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) alertou para o facto de ser “cada vez mais difícil conter a transmissão da Covid-19 dentro dos hospitais, se não forem criados corredores de separação devidamente isolados e capacitados com equipamentos independentes”.
Embora a administração do Hospital de São Bernardo tenha criado áreas dedicadas ao atendimento de doentes urgentes, nomeadamente, o Atendimento de Doentes Respiratórios (ADR) de Adultos e Pediatria, “a separação total de doentes ainda não foi possível”, neste e nos outros hospitais da região, aponta o SMZS. “Até porque os hospitais não estão equipados com áreas RX unicamente destinadas a doentes Covid-19, por exemplo”.
Apesar destas dificuldades, o número de vagas disponíveis para internamento de casos Covid-19 no Hospital de São Bernardo passou de 26 camas afectas aos Serviços de Pneumologia e Infecciologia, para um total de 64. No Serviço de Gastroenterologia foram reservadas 15 camas e na Medicina Interna 23 camas.
Quanto aos doentes não Covid-19 são agora encaminhados para as especialidades médicas e cirúrgicas.
Casos do dia no concelho
O relatório de situação epidemiológica publicado ontem pela Câmara Municipal de Setúbal contabiliza mais cinco óbitos no concelho por Covid-19, nas últimas 24h00. Registando-se agora um total de 58 mortes.
Quanto ao número de casos activos são 808, mais 24 em relação a terça-feira. Os recuperados são 1307 em relação a um total de 2173 casos registados desde o início da pandemia.