30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalBatata pode ter chegado a Portugal antes de 1643

Batata pode ter chegado a Portugal antes de 1643

Foi encontrado amido de batata em dois dos esqueletos datados de 1324-1635 e descobertos um fungo e um parasita novo

- PUB -

 Ainda estão a ser desenvolvidos os procedimentos necessários através da exumação da sepultura de Rui Cotrim de Castanheda, capitão da 2.ª armada de Vasco da Gama à Índia, disse Paula Pereira, que lidera a equipa de investigação à necrópole de Sarilhos Grandes, mas os resultados já obtidos alteram a data conhecida (1643) da introdução da batata em Portugal. A revelação foi feita pela investigadora durante a conferência “Sarilhos Grandes na Expansão Portuguesa”, realizada no passado sábado na Galeria Municipal do Montijo.

A presença de restos alimentares que revelam amido de batata em dois dos esqueletos exumados em Sarilhos Grandes e que foram datados de 1324-1625 surpreendeu os investigadores, já que a data mais antiga conhecida da introdução da batata em Portugal apontar para 1643 e de os dados históricos referirem 1567 para a Europa.

Igualmente surpreendente foi outra descoberta: as presenças do fungo Candida albicans e do parasita Trichostrongylus, identificados pela primeira vez em Portugal nos esqueletos exumados em Sarilhos Grandes.

- PUB -

Paula Pereira revelou que ainda estão a ser desenvolvidos os procedimentos necessários para dar continuidade à investigação durante o próximo ano. Sobretudo através da exumação da sepultura de Rui Cotrim de Castanheda, capitão da 2.ª armada de Vasco da Gama à Índia. Recolher dados que validem os resultados já obtidos, criar um campo/escola de arqueologia, envolvendo a comunidade, e perceber melhor o papel dos sarilhenses e dos habitantes de Aldeia Galega do Ribatejo (hoje Montijo) na Expansão Portuguesa é o objectivo a que apontam agora os investigadores e a Câmara Municipal.

Para Nuno Canta, presidente da autarquia montijense, a investigação da necrópole de Sarilhos Grandes – iniciada há uma década – revela “bem a identidade histórica do Montijo e constitui-se, hoje, como uma referência insubstituível na investigação académica nos campos da arqueologia, botânica e biologia”.

“O património cultural que nos foi legado tem de continuar a ser conhecido e valorizado porque constitui condição essencial para a construção do nosso futuro colectivo”, defende.

- PUB -

A autarquia lembra que em 2008, durante uma intervenção da SIMARSUL, “foi realizada uma escavação arqueológica de salvaguarda no Largo da Igreja de Sarilhos Grandes que incidiu sobre a necrópole (cemitério) da Igreja de São Jorge e Ermida de Nossa Senhora da Piedade”. Foram, então, “exumados 21 esqueletos”, sendo que a partir dessa desse momento foi desencadeada “uma investigação bio arqueológica para analisar os vestígios recuperados”.

Além da conferência de divulgação dos resultados, passou a estar patente na Galeria Municipal a exposição “Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos: o Oriente e o Ocidente”, que foca as informações obtidas pela investigação e a participação de sarilhenses e montijenses na expansão portuguesa.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -