Os dois cemitérios do Montijo (São Sebastião e Pinhal Fidalgo) estão abertos ininterruptamente das 9h00 às 17h30 até 2 de Novembro, Dia de Finados. E as entradas a grupos com mais de cinco pessoas estão proibidas.
O horário está em vigor desde quinta-feira, 28, e abrange assim o Dia de Todos Santos, que se celebra neste domingo.
Face ao actual contexto pandémico e tendo em vista a prevenção da propagação do novo coronavírus, a Câmara Municipal do Montijo determinou para este período (ou seja, até à próxima segunda-feira) um conjunto de medidas extraordinárias de acesso aos cemitérios, de acordo com as recomendações da Direcção-Geral da Saúde.
“Torna-se obrigatório o uso de máscara no interior do cemitério, zona envolvente e acessos. Está restrita a presença de grupos de, no máximo, cinco pessoas e interdito o uso partilhado de ferramentas (regador, balde, vassouras, entre outros)”, anunciou a autarquia. Além disso, o município solicita “o cumprimento das regras de higienização”, através da desinfecção das mãos “à entrada e à saída” bem como “o respeito pelas regras de protecção individual e de distanciamento físico mínimo de dois metros”.
Já os comerciantes de flores, adianta a edilidade, além da distância mínima de dois metros “entre os lugares de venda assim como dos clientes”, devem “obrigatoriamente usar máscara e disponibilizar gel desinfectante”.
A finalizar, o município apela para que as pessoas permaneçam por “um máximo de 30 minutos no interior do cemitério”, de forma a que todos possam efectuar as visitas em segurança.