29 Junho 2024, Sábado

- PUB -
IPS convida população a participar em estudo sobre fibromialgia

IPS convida população a participar em estudo sobre fibromialgia

IPS convida população a participar em estudo sobre fibromialgia

|Presidente do IPS Pedro Dominguinhos

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) encontra-se a desenvolver um estudo no sentido de compreender quais os “efeitos que a fisioterapia tem no tratamento da fibromialgia”, e, para a sua realização, convida a população que sofre desta doença crónica a participar, explica a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado.

Os interessados em receber o tratamento devem inscrever-se até sexta-feira, através do “contacto telefónico 910 710 518 ou pelo endereço eletrónico patricia.falcao@ess.ips.pt”. A nova abordagem, desenvolvida por investigadores da Escola Superior de Saúde, “centra-se na realização de exercícios de grupo em sessões presenciais no estabelecimento de ensino, respeitando todas as orientações da Direcção-Geral da Saúde no que concerne a desinfecção e equipamentos de protecção individual”.

- PUB -

A iniciativa “pretende, assim, constituir-se como uma alternativa ou complemento aos tratamentos de farmácia tradicionais, não específicos para a doença, à base de analgésicos, relaxantes musculares ou antidepressivos”, sendo que a fisioterapia é apontada “como uma ferramenta eficaz para amenizar o desconforto causado pela fibromialgia, distúrbio do sistema nervoso caracterizado por dores generalizadas e constantes no corpo, acompanhadas de fadiga, alteração de sono, dor de cabeça e problemas de memória e concentração”.

De acordo com a nota da autarquia, o IPS explicou que “é expectável que este tratamento ajude a controlar a dor, a diminuir a fadiga e a aumentar a capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia”. A investigação encontra-se “integrada no projecto SHARE – Saúde e Humanidades Actuando em Rede e é financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, com as parcerias da MYOS – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica e dos centros hospitalares de Setúbal e de Lisboa Ocidental”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -