2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioDesportoVitória vence Sporting e atinge final-four da Taça da Liga

Vitória vence Sporting e atinge final-four da Taça da Liga

Três semanas depois de ser afastado pelo Sporting da Taça de Portugal, o Vitória vingou-se hoje ao ganhar, por 2-1, aos leões, resultado que garantiu o apuramento para a final-four da Taça da Liga de futebol. Num final épico, o golo que deu o triunfo que colocou em êxtase o Bonfim, foi apontado aos 90+3 minutos por Edinho de grande penalidade, lance muito contestado pelos responsáveis leoninos que obrigaram o árbitro Rui Oliveira a sair escoltado do relvado.

- PUB -

No jogo da terceira e última jornada do Grupo A, Edinho desfeiteou Beto da marca dos 11 metros e desfez a igualdade que permitia ao Sporting estar presente na fase final. O capitão Frederico Venâncio inaugurou o marcador para os sadinos, aos 19 minutos, e Elias fez a igualdade, aos 79, resultado que na altura colocava os lisboetas na frente do grupo.

O Vitória ganhou o Grupo A, com seis pontos, tantos quanto o Sporting, valendo à equipa de José Couceiro a média de idades de jogadores mais baixa, enquanto o Arouca e o Varzim [3-0 para os arouquenses no outra partida do grupo] ocuparam o terceiro e quarto lugares, ambos com três pontos.

Obrigado a vencer para alimentar o sonho de estar na ‘final four’, o Vitória entrou melhor no jogo, colocando em sobressalto a defesa adversária logo no primeiro minuto. Após lance de Costinha na direita, Nuno Santos rematou para defesa atenta de Beto, que evitou o golo.

- PUB -

Os ‘leões’ esboçaram uma reação, mas sem efeitos práticos. Aos 11 minutos, um remate de Elias embateu no corpo do defesa Vasco Fernandes e, aos 17, foi a vez de Campbell, de meia distância, testar a atenção do guardião Bruno Varela.

Mais eficazes, os setubalenses chegaram ao golo aos 19 minutos, por Frederico Venâncio. Após canto de Nuno Pinto na esquerda, o capitão cabeceou ao poste esquerdo e, na recarga, sem oposição, encostou para o 1-0.

Muito organizada, a equipa de José Couceiro segurou a vantagem até ao intervalo, tendo ainda disposto da melhor oportunidade para alterar o marcador. Pela ala esquerda, aproveitando a lentidão de Ricardo Esgaio, Nuno Santos foi à linha cruzar para João Amaral que assistiu Vasco Costa que criou novo sobressalto na área ‘leonina’.

- PUB -

Já com Bas Dost e Gelson Martins em campo, a equipa de Jorge Jesus chegou à igualdade quando o cronómetro assinalava 79 minutos. Os ‘leões’ foram rápidos a sair para o ataque e conseguiram o tão desejado golo do empate (1-1) numa jogada concluída por Elias, após assistência do holandês Bas Dost para o brasileiro, que colocou em festa jogadores, banco de suplentes e adeptos.

Aos 88 e 90 minutos, os ‘leões’ tiveram a oportunidade de passar para frente do marcador, mas André Filipe, desmarcado por Bas Dost e Campbell, respetivamente, foi perdulário. Quem não marca… No período de compensação, quando o empate já parecia certo, o árbitro Rui Oliveira entendeu que Douglas derrubou Edinho na área. Alheio aos protestos, o avançado dos sadinos converteu o penálti aos 90+3 que deu o triunfo e o apuramento da equipa de José Couceiro para a ‘final-four’ que se discute no Algarve no final do mês.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -