26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
3,7 milhões de euros de investimentos em obras na Quinta do Anjo

3,7 milhões de euros de investimentos em obras na Quinta do Anjo

3,7 milhões de euros de investimentos em obras na Quinta do Anjo

Grande rotunda na Penalva, entre os concelhos de Palmela, Barreiro e Setúbal é um dos projectos mais importantes do pacote de candidaturas agora aprovado

 

No âmbito do programa Portugal 2020, o município de Palmela anunciou que algumas candidaturas aos fundos comunitários para a realização de obras na freguesia de Quinta do Anjo foram aprovadas. No total, os projectos representam um investimento comunitário superior a 3,7 milhões de euros.

- PUB -

Um dos projectos mais importantes é o HUB 10 – Plataforma Humanizada de Conexão Territorial, um programa de mobilidade e acessibilidade, que visa a dotação de infra-estruturas viárias, entre a Estrada de Vila Amélia e S. Gonçalo. Trata-se de um projecto inter-municipal entre o Barreiro, Palmela, Sesimbra, Setúbal e Seixal, no valor de mais de um milhão de euros. Os fundos comunitários vão permitir o financiamento de uma intervenção há muito reclamada, que é a construção de uma grande rotunda, em Penalva.

A primeira fase incluirá a repavimentação da Estrada de Vila Amélia, com a construção de ciclovia, passeios e gares para autocarros e infra-estruturas para a drenagem pluvial. A segunda fase contemplará o reperfilamento da drenagem pluvial e a repavimentação, desde a rotunda da Makro Palmela até S. Gonçalo, ao longo da Estrada dos 4 Castelos. Para Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela “não se trata apenas de uma obra de repavimentação, mas permite dar seguimento a uma política de desenvolvimento sustentável e redução do uso de transporte individual”.

Na mesma linha de promoção de vida saudável e incentivo ao exercício físico, já se encontra em concurso o projecto Ciclop 7, que prevê a construção da Ciclovia da Quinta do Anjo, que começa na zona da Cooperativa da Habitação, vai até às Colinas da Arrábida, fazendo um circuito pela localidade e regressando ao ponto de partida.

- PUB -

Outro programa futuro a ser desenvolvido será o PRARRÁBIDA, que congrega dois projectos: um para a valorização dos sítios arqueológicos, com intervenções nas Grutas de Quinta do Anjo e Alto da Queimada e o outro, com vista à criação e qualificação de espaços de lazer e bem-estar na Arrábida (zonas de visitação, turismo, infra-estruturas de apoio e interpretação) em locais como o Espaço Fortuna Artes & Ofícios, na Quinta do Anjo e S. Gonçalo. “Queremos valorizar o espaço e torná-lo num local com potencial turístico. Para isso, vamos colocar sinaléctica de informação, zonas de contemplação para as pessoas, parqueamento e dotar o espaço de mobiliário urbano”, explicou Álvaro Amaro.

O executivo camarário anunciou ainda a futura discussão em sessão de câmara do contrato-programa de financiamento, destinado ao apoio à criação do Centro de Dia da ARPIBA – Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Bairro Alentejano, na Quinta do Anjo.

O autarca de Palmela revelou a pavimentação da Rua Zeca Afonso e da Travessia do Limoeiro, também no Bairro Alentejano e que constituem dois “compromissos de mandato”, na ordem dos 220 mil euros terão concurso em breve, estando o início da empreitada prevista para o começo do verão.

- PUB -

Para terminar, a Câmara de Palmela anunciou a aprovação do contrato de financiamento para a requalificação do quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros de Pinhal Novo. O acordo prevê a comparticipação técnica e financeira da autarquia nas obras em 15% do custo total da empreitada, que será financiada por fundos comunitários.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -