A empresa ForecastIT – Sistemas de Informação, sedeada em Lisboa, arrancou com a iniciativa Access for all, uma plataforma de conexão entre agrupamentos de escolas, empresas e particulares, que possam disponibilizar equipamentos informáticos.
A falta de material e a frágil segurança dos sistemas de informação e comunicação nas escolas, levaram os responsáveis da ForecastIT a avançar com esta iniciativa.
Dos mais de 800 agrupamentos escolares no país, 80% já disseram sim a esta iniciativa. “Um dado revelador das dificuldades que existem em conduzir um processo de ensino alternativo que teve de ser aplicado no terreno num curto espaço de tempo”, refere a administração da empresa.
O interior do país é a região que tem mostrado maior fragilidade, mas a adesão dos agrupamentos escolares é transversal a todo o território. De acordo com os dados recolhidos por O Setubalense junto da ForescastIT, o distrito de Setúbal está entre os que registam forte adesão a esta iniciativa.
O Access for all procura ajudar os alunos através dos agrupamentos escolares locais, de norte a sul do país, angariando equipamentos como computadores portáteis e tablets, fora de serviço, mas que estejam em boas condições de uso, sendo que os técnicos da ForecastIT dão-lhes nova vida com a garatia de serem usado com segurança.
Até agora, num universo de mais de 30 mil pequenas, médias e grandes empresas a contactar já foram obtidas 3 mil respostas com doações várias.
“Mas é preciso ainda muito mais. Por isso, para doar um equipamento, aceda a https://forecast-accessforall.com/ e seleccione o agrupamento escolar que pretende apoiar”.
Por Luís Pestana