Barreiro realiza mais de 200 testes por dia e garante apoio no controlo da Covid-19

Barreiro realiza mais de 200 testes por dia e garante apoio no controlo da Covid-19

Barreiro realiza mais de 200 testes por dia e garante apoio no controlo da Covid-19

Hospital do Barreiro garante cerca 150 testes por dia. Agrupamento de Centros de Saúde os restantes

 

O número de casos de infecção por Covid-19 no concelho do Barreiro teve um aumento significativo, passando na sexta-feira, dia 3, de 23 casos para 58, confirmados ontem pela Direcção-Geral da Saúde. Um número que Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, não considera estar relacionado com o aumento exponencial da incidência da doença no concelho. “O facto é que aumentámos o número de testes realizados. Estamos a realizar mais de 200 por dia”.

- PUB -

Por isso, “de certa forma”, o autarca considera o crescimento do número de casos “até positivo”. Significa que, “as pessoas estão a ser testadas e que a doença está a ser realmente monitorizada”.

Dos mais de 200 testes que estão a ser realizados por dia no concelho do Barreiro “50 estão a ser garantidos pelo ACES [Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho] e os restantes pelo Hospital [Nossa Senhora do Rosário]”.

A análise dos testes realizados no Hospital Nossa Senhora do Rosário continua ser efectuada no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. “Com os bombeiros do concelho, [representados pelas corporações Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública e dos Bombeiros do Sul e Sueste] a fazer o transporte de testes quase 24h00 por dia”. Um trabalho sobre o qual o autarca apresenta “um profundo agradecimento, pela dedicação imparável destes profissionais. Heróis do nosso concelho, tal como têm sido os profissionais da saúde”.

- PUB -

Quanto aos testes realizados pelo ACES do Arco Ribeirinho estão analisados pelo Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa.

Canal aberto entre autarquia e hospital

No Hospital Nossa Senhora do Rosário algumas necessidades relacionadas com equipamento de protecção para os profissionais de saúde têm sido também supridas com o apoio da Câmara, através do Posto de Comando Municipal, “cuja criação logo no inicio desta crise, em meados de Março, permitiu-nos garantir alguns stocks de material”.

- PUB -

Material tem sido partilhado com Instituições Particulares de Solidariedade Social, forças de segurança, bombeiros, ACES e hospital, através de um canal aberto entre todos estes parceiros”.

Através deste trabalho a autarquia já adquiriu cinco ventiladores para o Hospital Nossa Senhora do Rosário, neste momento todos entregues. E, recentemente, entregou seis mil máscaras cirúrgicas, mais mil FP2 ao hospital.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -