Trabalhos da artista argentina são pintados em acrílico sobre tela e retratam as ‘gentes do mar’
“Mulheres pescadoras de Portugal – passado e presente” intitula a exposição de pintura, da autoria de artista argentina Stella Maris Vallejo, que vai ser inaugurada no próximo sábado, 7, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal.
A mostra vai estar patente ao púbico até 11 de Abril, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12h30 e das 14h30 às 17h00, anunciou a autarquia.
Os trabalhos são pintados em acrílico sobre tela. “Os quadros baseiam-se em fotografias tiradas pela própria artista ou em fotografias antigas, seleccionadas em arquivos fotográficos municipais”, revela o município alcacerense, sublinhando que as obras de artes de Stella Maris Vallejo retratam com “especial interesse cenas da vida quotidiana, tarefas do dia-a-dia, que tanto ocupam os pescadores como as respectivas famílias”.
A artista é natural de Buenos Aires, Argentina, e “possui uma forte ligação ao mar e a uma variedade de expressões artísticas desde terna idade”. Apesar disso, a carreira profissional da sul-americana “tomou outro rumo”, já que a Stella dedicou “mais de três décadas às ciências naturais”, designadamente ao planeamento integrado das zonas costeiras. “Após uma longa carreira internacional nas Nações Unidas (em Nova Iorque), tomou a decisão de residir em Portugal. Foi aqui que começou a pintar. Assume-se como uma pintora autodidacta, que nutre um profundo respeito e admiração pela ‘gente do mar’”, revela a autarquia sobre a artista, que se dedica exclusivamente à pintura marítima, retratando sobretudo pescadores artesanais.
Stella Maris Vallejo, acrescenta a edilidade, “percorreu a costa de Portugal de norte a sul, bem como as ilhas dos Açores e da Madeira, para documentar o seu trabalho”.
A mostra de pintura da argentina conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcacer do Sal e com o patrocínio de uma entidade seguradora.