Professores Fernando Camilo, Paulo Santos e Armando Pires foram os responsáveis pelo estudo sobre energia eólica offshore
Um estudo desenvolvido por docentes do Instituto Politécnico de Setúbal concluiu que a energia eólica produzida no mar (offshore) apresenta maior regularidade e menor sensibilidade económica do que a produzida em terra (onshore), contribuindo para uma produção de energia renovável considerada mais estável e previsível.
O trabalho científico, intitulado “Robustness of Energy Delivery and Economic Sensitivity in Onshore and Offshore Wind Power”, foi publicado em abril de 2026 na revista internacional Energies e foi selecionado para a capa da edição, entre cerca de 200 artigos publicados.
O estudo tem como autores Fernando Camilo, Paulo Santos e Armando Pires.
Fernando Camilo e Paulo Santos são docentes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS e investigadores integrados do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, através do polo MARE-IPS. Armando Pires é igualmente docente da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal e investigador sénior do CTS-UNINOVA/LASI.
A investigação analisou a robustez da produção de energia eólica em terra e no mar, avaliando a regularidade da produção elétrica ao longo do tempo e os impactos económicos associados às variações na energia gerada.
Para o desenvolvimento do estudo, os investigadores recorreram a dados operacionais recolhidos de 15 em 15 minutos, entre 2022 e 2024.
Segundo os resultados obtidos, a produção offshore apresentou, no caso analisado, menor variabilidade mensal, menos períodos de baixa produção e maior estabilidade global quando comparada com a produção onshore.
De acordo com os autores, a metodologia utilizada permite uma avaliação mais abrangente da energia eólica, ultrapassando a análise tradicional baseada exclusivamente na quantidade anual de energia produzida.
O estudo pretende contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a integração das energias renováveis nos sistemas elétricos e apoiar futuras decisões relacionadas com investimento e planeamento energético.
No plano científico, Fernando Camilo desenvolve investigação nas áreas dos sistemas de energia elétrica, integração de energias renováveis, energia eólica e fotovoltaica, análise de redes elétricas e operação de sistemas com elevada incorporação renovável.
Paulo Santos dedica a sua atividade às áreas dos sistemas de potência e integração de energias renováveis, com enfoque na operação de sistemas elétricos com forte presença de energia eólica e solar.
Armando Pires desenvolve trabalho nas áreas dos sistemas de energia, energias renováveis, máquinas elétricas, eletrónica de potência, sistemas de controlo inteligentes para acionamentos elétricos e ensino da engenharia.