Bairro José Maria dos Santos vai entrar em obras esta semana

Bairro José Maria dos Santos vai entrar em obras esta semana

Bairro José Maria dos Santos vai entrar em obras esta semana

Conclusão da requalificação prevista para janeiro de 2027. Investimento de quase 874 mil euros visa melhorar circulação pedonal e rodoviária

Vem aí o primeiro dia, não do resto, mas sim da nova vida do Bairro José Maria dos Santos, no Pinhal Novo. O arranque das obras de requalificação do espaço deverá ocorrer esta semana, embora inicialmente estivesse previsto para ontem. E o resultado final deste investimento, que ascende a 873 mil e 759 euros, só será conhecido a partir de janeiro de 2027, até porque a duração dos trabalhos está estimada em oito meses.

- PUB -

A empreitada visa reforçar a acessibilidade e melhorar as condições de circulação pedonal e rodoviária naquela zona da vila pinhalnovense. A intervenção, segundo a Câmara Municipal de Palmela, irá abranger a Rua Padre José Estevens Dias, a Avenida da Liberdade, a Rua António Santos Jorge, a Rua São Francisco Xavier e o cruzamento da Avenida da Liberdade com a Rua Dr. Manuel Paulo Sousa Martins.

O projeto incide assim numa extensão de cerca de “565 metros” e “centra-se na promoção da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada, através da criação de percursos pedonais mais seguros, confortáveis e inclusivos”, o que, reforça a autarquia, garantirá “um desenho urbano acessível a toda a população, independentemente das suas capacidades de mobilidade”.

Dos trabalhos a executar, o município destaca “a reformulação e reforço da rede de percursos pedonais com pavimento em betão de cimento bege, a criação de passadeiras de nível em material confortável, a sobrelevação de cruzamentos e o redimensionamento das faixas de rodagem com cubo de granito”.

- PUB -

Incluído no projeto está também “o reordenamento do estacionamento com cubo de calcário, a revisão da sinalização horizontal e vertical, a manutenção dos sentidos de circulação viária, bem como a substituição das redes de abastecimento de água e drenagem de águas pluviais e domésticas, incluindo respetivos ramais e trabalhos acessórios”. E está ainda prevista “a revisão e reposicionamento do mobiliário urbano”, tendo em vista “uma melhoria global do espaço público e das condições de utilização por parte da população”, indica a edilidade.

A execução das obras vai motivar alguns constrangimentos na zona. A circulação e o estacionamento de veículos “vão estar condicionados, de forma faseada”, até previsivelmente ao final da terceira semana de janeiro de 2027, “na Rua Padre José Estevens Dias e na Avenida da Liberdade”.

A autarquia indica ainda que “o incumprimento da sinalização temporária e das restrições impostas poderá resultar em penalizações, incluindo reboque das viaturas e aplicação de coima”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não