11 Agosto 2024, Domingo

- PUB -
Conferência internacional coloca soluções energéticas do futuro em debate

Conferência internacional coloca soluções energéticas do futuro em debate

Conferência internacional coloca soluções energéticas do futuro em debate

Gestão estratégica de recursos, soluções energéticas e recuperação ambiental são apresentadas pela Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e AMSEIXAL

 

 

- PUB -

O Instituo Politécnico de Setúbal (IPS) realiza a 17 de Setembro a 1ª Conferência Internacional de Setúbal sobre a Energia e Sustentabilidade, cujas inscrições estão a decorrer de forma gratuita.

Um evento organizado através do seu Centro de Investigação em Energia e Ambiente (CINEA – IPS), em parceria com a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA).

A abertura do evento, pelas 9h30, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), conta com a participação de Pedro Dominguinhos presidente do IPS e decorrerá entre os auditórios 1 e 2, sendo considerado “um ponto de encontro privilegiado entre todos os profissionais e entidades com interesse e trabalho no sector, das agências de energia aos municípios e suas associações, passando pela indústria, empresas, organismos europeus, instituições de ensino superior e associações ambientais”.

- PUB -

Na primeira edição desta conferência internacional os participantes são desafiados a uma reflexão sobre novas soluções e tecnologias de produção de energia e seu armazenamento, com o objectivo de optimizar recursos e desenvolver “um tecido industrial e empresarial com elevado potencial de competitividade e inovação”, segundo apresenta o IPS em comunicado.

O espaço de discussão sobre Energia e Sustentabilidade trará também a Setúbal investigadores de vários países europeus envolvidos em projectos sobretudo relacionados com a energia geotérmica.

 

- PUB -

Programa internacional

 

Após a sessão de abertura segue-se a apresentação de vários projectos nacionais de Investigação e Desenvolvimento, do CINEA – Centro de Investigação em Energia e Ambiente do IPS. Entre os quais o OSTRAQUAL, um projecto que visa desenvolver a qualidade da aquicultura de ostras na região do Sado e Mira, tendo como parceiro o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Durante a manhã do dia 17 também a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida apresenta os projectos “eSmartcity” e “Por um Turismo Sustentável”.

Já a AMSEIXAL leva a apresentação o projecto “Ecossistema Vivo de Tecnologias e Cidadania para a Descarbonização da Baía do Seixal”, com vista à recuperação do Tejo e seus ecossistemas naquela área.

A tarde abre com a apresentação do projecto GEORISK dedicado à definição de recursos em risco na Europa e em países de terceiro mundo. Um projecto desenvolvido pelo CRES, centro nacional de coordenação da Grécia em energia renovável e tecnologias de economia de energia.

Também do CRES vem o projecto GEMEX, com uma estratégia para melhorar o desenvolvimento de energia geotérmica.

O ciclo de apresentações encerra pelas 16h50 com a apresentação de um projecto dedicado a “Sistemas de armazenamento de energia térmica para edifícios domésticos e públicos”, da PCMP, empresa dedicadas a componentes de automação.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -