O projeto assume a identificação destes espaços, bem como de outros a contemplar ou criar, como locais públicos de apropriação pelas crianças
A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) vai apresentar o projeto “Uma Região a Brincar – Mapa de Lugares Conhecidos e a Descobrir” numa sessão marcada para o dia 7 de maio, às 14h30, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.
A iniciativa surge na sequência da elaboração do “Manifesto pelo Direito a Brincar”, proclamado no encontro promovido pela AMRS “O Tempo de Brincar é o Tempo de Crescer”, realizado em 2021. Posteriormente, a associação decidiu avançar com a criação de um mapa dos lugares de brincar na região de Setúbal.
O projeto assume a identificação destes espaços, bem como de outros a contemplar ou criar, como locais públicos de apropriação pelas crianças e como contributo para o “desenvolvimento integral da criança, para que o direito ao repouso e aos tempos livres, o direito de participar em jogos e atividades recreativas próprias da sua idade e de participar livremente na vida cultural e artística saia das páginas da Convenção dos Direitos da Criança para a vida” refere a associação em comunicado enviado a O SETUBALENSE.
Num contexto em que as tecnologias de informação e comunicação ocupam grande parte dos tempos livres, a AMRS considera importante estimular o brincar através do movimento, do corpo, dos objetos e dos elementos naturais.
A construção do mapa “Uma Região a Brincar – Mapa de Lugares Conhecidos e a Descobrir” foi desenvolvida no âmbito do Grupo Intermunicipal da Educação da AMRS, com colaboração de Frederico Moura e Sá, da Universidade de Aveiro, e ilustração da Planeta Tangerina.
Todo o projeto envolveu os municípios de Alcácer do Sal, Alcochete, Grândola, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal.
O programa da sessão pública inclui intervenções de Sofia Martins, Secretária-Geral da AMRS, Ana Teresa Vicente, Presidente do Conselho Diretivo da AMRS; Frederico Moura e Sá, Professor da Universidade de Aveiro; Vanessa Silva, responsável técnica do Grupo Intermunicipal de Educação da AMRS; e Maria João Macau, Vereadora da Educação da Câmara Municipal do Seixal.
Os interessados em assistir à apresentação devem submeter inscrição até 29 de abril através do endereço eletrónico da AMRS. O mapa estará disponível a partir do dia 7 de maio no portal do projeto.