Município lança novo website da Cidade dos Arquivos

Município lança novo website da Cidade dos Arquivos

Município lança novo website da Cidade dos Arquivos

Apresentação da plataforma decorre no Museu Industrial da Arco Ribeirinho Sul 

O município do Barreiro dá mais um passo na valorização da memória coletiva com a apresentação do novo website da Cidade dos Arquivos, que decorre amanhã, no Museu Industrial da Arco Ribeirinho Sul.

- PUB -

A apresentação está marcada para as 11h30 e pretende assinalar uma nova etapa de um projeto descrito como “uma experiência única em Portugal”, que torna acessível “a memória, a história e o património documental” ao reunir arquivos públicos e privados de diferentes áreas e instituições. Em comunicado, é dito que, através da “cooperação entre arquivos e de parcerias artísticas, empresariais, educativas e associativas”, a Cidade dos Arquivos tem vindo a afirmar o Barreiro como um “polo de conhecimento e investigação”.

De acordo com a nota de imprensa enviada a O SETUBALENSE pelo município, o projeto promove “a preservação da memória coletiva e o acesso à informação para a comunidade, investigadores e público em geral”, reforçando o papel dos arquivos enquanto “instrumentos fundamentais para compreender a história local e nacional”.

O novo website surge igualmente como um passo decisivo na consolidação dessa missão. “Acreditamos que a presença no digital só é verdadeiramente plena quando é partilhada”, pode ler-se na nota. Desta forma, o espaço online foi criado para “ultrapassar barreiras geográficas e abrir as portas a todos”, permitindo uma maior proximidade entre os arquivos e a comunidade.

- PUB -

A plataforma pretende ainda funcionar como ponto de encontro entre instituições e cidadãos. “É aqui que preservamos a nossa memória, divulgamos o nosso trabalho e o dos nossos parceiros, e reforçamos o diálogo com a comunidade”, sublinha o projeto, acrescentando que cada visita deve ser “um convite à participação”, contribuindo para a valorização e complementaridade dos fundos documentais.

Com esta aposta na presença digital, a Cidade dos Arquivos ambiciona abrir-se “ao país e ao mundo, através da sua riqueza arquivística, fundamental para a história de Portugal”.

A sessão de apresentação é dirigida ao público em geral e tem entrada gratuita.

- PUB -

“Barreiro, A Cidade dos Arquivos” é um projeto em Portugal que une cinco grandes acervos documentais e históricos na zona da Baía do Tejo. Reúne o Arquivo dos Portos (Lisboa/Setúbal/Sesimbra), Museu Industrial da Baía do Tejo, Arquivo Ephemera, Espaço Memória e Arquivo da Fundação Amélia de Mello, e promove investigação, exposições e turismo cultural.

O projeto transforma o Barreiro numa referência nacional na preservação documental, ligando o passado ao presente e apresenta-se agora com um novo website.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não