Apresentação da plataforma decorre no Museu Industrial da Arco Ribeirinho Sul
O município do Barreiro dá mais um passo na valorização da memória coletiva com a apresentação do novo website da Cidade dos Arquivos, que decorre amanhã, no Museu Industrial da Arco Ribeirinho Sul.
A apresentação está marcada para as 11h30 e pretende assinalar uma nova etapa de um projeto descrito como “uma experiência única em Portugal”, que torna acessível “a memória, a história e o património documental” ao reunir arquivos públicos e privados de diferentes áreas e instituições. Em comunicado, é dito que, através da “cooperação entre arquivos e de parcerias artísticas, empresariais, educativas e associativas”, a Cidade dos Arquivos tem vindo a afirmar o Barreiro como um “polo de conhecimento e investigação”.
De acordo com a nota de imprensa enviada a O SETUBALENSE pelo município, o projeto promove “a preservação da memória coletiva e o acesso à informação para a comunidade, investigadores e público em geral”, reforçando o papel dos arquivos enquanto “instrumentos fundamentais para compreender a história local e nacional”.
O novo website surge igualmente como um passo decisivo na consolidação dessa missão. “Acreditamos que a presença no digital só é verdadeiramente plena quando é partilhada”, pode ler-se na nota. Desta forma, o espaço online foi criado para “ultrapassar barreiras geográficas e abrir as portas a todos”, permitindo uma maior proximidade entre os arquivos e a comunidade.
A plataforma pretende ainda funcionar como ponto de encontro entre instituições e cidadãos. “É aqui que preservamos a nossa memória, divulgamos o nosso trabalho e o dos nossos parceiros, e reforçamos o diálogo com a comunidade”, sublinha o projeto, acrescentando que cada visita deve ser “um convite à participação”, contribuindo para a valorização e complementaridade dos fundos documentais.
Com esta aposta na presença digital, a Cidade dos Arquivos ambiciona abrir-se “ao país e ao mundo, através da sua riqueza arquivística, fundamental para a história de Portugal”.
A sessão de apresentação é dirigida ao público em geral e tem entrada gratuita.
“Barreiro, A Cidade dos Arquivos” é um projeto em Portugal que une cinco grandes acervos documentais e históricos na zona da Baía do Tejo. Reúne o Arquivo dos Portos (Lisboa/Setúbal/Sesimbra), Museu Industrial da Baía do Tejo, Arquivo Ephemera, Espaço Memória e Arquivo da Fundação Amélia de Mello, e promove investigação, exposições e turismo cultural.
O projeto transforma o Barreiro numa referência nacional na preservação documental, ligando o passado ao presente e apresenta-se agora com um novo website.