Deputados parlamentares do PS auscultam preocupações dos Bombeiros da Moita

Deputados parlamentares do PS auscultam preocupações dos Bombeiros da Moita

Deputados parlamentares do PS auscultam preocupações dos Bombeiros da Moita

Comitiva socialista debateu problemas sentidos nas áreas da emergência pré-hospitalar e da proteção civil

Quatro dos deputados parlamentares do PS eleitos pelo círculo de Setúbal reuniram-se, na última terça-feira, com os Bombeiros Voluntários do Concelho da Moita, nas instalações da corporação, para debater os problemas que são sentidos nas áreas da emergência pré-hospitalar e da proteção civil.

- PUB -

A reunião havia sido solicitada pelos deputados socialistas “na sequência dos partos em ambulâncias que têm vindo a intensificar-se, bem como as condições de resposta em socorro de urgência e emergência”, explicam os parlamentares em comunicado.

Os deputados Eurídice Pereira, António Mendonça Mendes, André Pinotes Batista e Margarida Afonso registaram as preocupações apresentadas pelos Bombeiros da Moita, no encontro que permitiu ainda abordar “assuntos ligados à vida dos bombeiros e das suas associações, e o seu inestimável papel no âmbito do sistema de proteção civil”.

“Tratou-se de uma visita de trabalho muito proveitosa. Abertura para não só falarmos sobre os problemas desta associação como também para uma avaliação mais vasta, quer no domínio das respostas em saúde, quer nas condições de sustentabilidade do modelo, não sem que fosse salientada a questão da profissionalização das corporações e a fidelização dos seus operacionais a partir das condições de valorização remuneratória e de progressão de carreira”, resume Eurídice Pereira, membro das comissões parlamentares que têm a seu cargo o acompanhamento dos assuntos de proteção civil e dos bombeiros, voluntários, profissionais das associações humanitárias e sapadores, estes últimos a cargo dos municípios.

- PUB -

Os deputados assumiram o compromisso de “analisar os assuntos apresentados e apreciarem as diligências que possam ser consideradas”.

No ano passado, o Grupo Parlamentar do PS, através da deputada Eurídice Pereira, “apresentou e viu aprovado um conjunto de recomendações ao Governo, exatamente para modernizar e adaptar as estruturas às novas realidades”, lembram os socialistas na mesma nota. “Nessas recomendações não foi esquecida a importância de serem firmados contratos programa tripartidos – associações-Autarquias-Governo –, como fator de sustentação organizativa e financeira destas entidades, sendo necessário, para o efeito, a atualização das cartas de risco, em consonância com as características objetivas de cada concelho”, adiantam os socialistas, a finalizar.

Integrados na comitiva que se reuniu com os Bombeiros da Moita estiveram Fabrício Pereira, presidente da Junta de Freguesia da Moita, e Lara Colaço, do executivo da junta, além de Filomena Ventura, membro da Assembleia de Freguesia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não