Alunos dão nome “Bravo” à cria de roaz-corvineiro que nasceu no ano passado

Alunos dão nome “Bravo” à cria de roaz-corvineiro que nasceu no ano passado

Alunos dão nome “Bravo” à cria de roaz-corvineiro que nasceu no ano passado

Estudantes do 4.º ano da Escola Básica da Azeda participaram na iniciativa desenvolvida entre o município e o ICNF

A cria de roaz-corvineiro, nascida no ano passado no Estuário do Sado, passou a chamar-se “Bravo”, na sequência de uma iniciativa de educação ambiental que envolveu alunos da Escola Básica da Azeda, em Setúbal.

- PUB -

A escolha do nome resultou de uma votação realizada por cerca de quarenta alunos de duas turmas do 4.º ano, no âmbito de um projeto desenvolvido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em parceria com o município.

“Bravo” é filho da fêmea “Bisnau” e foi observado pela primeira vez na manhã de 13 de julho de 2025. A decisão dos alunos baseou-se numa lista de cerca de 20 nomes apresentada pelo ICNF, após um trabalho pedagógico realizado em sala de aula sobre a população residente de roazes do Estuário do Sado.

O anúncio do nome foi feito pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, que marcou presença na sessão, acompanhada pelo vereador do Ambiente, Bruno Russo, e pelo diretor regional de Lisboa e Vale do Tejo do ICNF, Carlos Albuquerque. Durante a iniciativa, a autarca destacou a importância de envolver as crianças na proteção da natureza. “São sempre os meninos a decidir. São eles que dão nome à nova vida, o que é muito importante, porque representam a continuidade”, lê-se em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE

- PUB -

Atualmente, a população residente de roazes-corvineiros do Estuário do Sado é composta por 26 indivíduos, entre adultos, juvenis e crias dependentes. Trata-se da única população residente desta espécie em Portugal e de uma realidade rara no contexto europeu, acompanhada e monitorizada há vários anos pelo ICNF.

A sessão contou ainda com uma componente educativa conduzida por técnicas do ICNF. A diretora do departamento regional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Ana Cristina Falcão, a bióloga Ana Sofia Palma e a vigilante da natureza Inês Nobre realizaram uma apresentação sobre a biologia do roaz-corvineiro e o enquadramento da Reserva Natural do Estuário do Sado e do Parque Marinho Professor Luiz Saldanha.

Durante a explicação foi apresentado um modelo de cria de roaz, foram mostrados vídeos e partilhadas histórias de golfinhos emblemáticos da população local, além de abordadas as principais ameaças à espécie e os comportamentos que contribuem para a sua proteção. No final da sessão, os alunos receberam material didático e informativo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não