Associação conta com cerca de 120 sócios que entre fotografia, escultura e pintura, promovem os seus talentos
A Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal nasceu a 16 de maio de 1991 e, daí para a frente, o objetivo tem sido dinamizar atividades artísticas na região, com um grande foco na cidade de Setúbal.
Neste momento contam-se cerca de 120 associados – de vários pontos do País como Setúbal, Aveiro, Lisboa, Ericeira, entre outros – sendo que todos eles têm espaço para mostrar os seus talentos neste que é “um ponto de encontro de artistas com a comunidade”, como referiu a O SETUBALENSE Margarida Rodrigues, presidente da Artiset desde 2016. Com grande foco na pintura há também espaço para trabalhos de fotografia e escultura.
“Esta era uma associação essencialmente focada nos artistas plásticos de Setúbal e, a partir do momento em que viemos para a direção, começámos a criar mais dinâmicas, a trabalhar mais ativamente em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a estarmos mais atentos às necessidades dos nossos associados – que também consideramos importante porque tínhamos um público numa faixa etária mais velha”, refere a responsável pela associação há praticamente 10 anos.
Estar perto dos jovens é também uma das prioridades da Artiset que, neste mesmo sentido e no ano que há pouco terminou, organizou uma exposição itinerante que passou pela Escola Secundária du Bocage e pelo Instituto Politécnico de Setúbal – conseguindo assim proximidade às comunidades escolar e académica. “Queremos estar também junto da camada mais jovem com intervenções em colaboração com as escolas, no sentido de incentivar o gosto pela cultura das artes”.
O trabalho em equipa, a entreajuda e oportunidades aos novos (e aos já maduros) artistas, são características presentes na génese da associação tal como explica a tesoureira Luz Angela Corso.
“Aqui gera-se muita partilha de conhecimento, conselhos, de apoio, e as inaugurações são muito importantes porque os artistas voltam a encontrar-se todos. Nós, como artistas plásticos sozinhos, é difícil entrar no mercado e fazer exposições, isso tem custos elevados. Esta associação dá aos artistas a oportunidade de poder fazer exposições coletivas e todos nos entreajudamos – penduramos quadros, nomeia-se uma pessoa como curador da exposição e todos têm o apoio de todos”.
Para o futuro, explicam as responsáveis, a Artiset quer manter-se fiel a si própria e continuar a promover workshops em várias áreas culturais, reuniões de associados e assembleias-gerais, assim como encontros, palestras e conferências. Outro dos investimentos são, por exemplo, oficinas de cerâmica e cursos de pintura – orientados tanto para adultos quanto para os mais jovens com idades entre os 7 e os 14 anos.
A associação tem-se mostrado em vários eventos da cidade, como é o caso do Fest’Asso, a Festa das Flores e a Feira de Sant’Iago, onde são presença garantida, e também com a promoção de pinturas ao vivo, no Parque do Bonfim.
MOSTRA | Homenagem a Teresa de Oliveira Pinto
Teresa de Oliveira Pinto, associada da Artiset que faleceu em 2024, foi homenageada durante todo o mês de dezembro não só com uma exposição – que esteve disponível na galeria principal da Casa da Cultura – como também um concurso de pintura que ajudou a escolher as obras que compuseram a mostra.
Foi João Oliveira Pinto, marido da homenageada, que teve a ideia e desafiou a associação que prontamente aceitou o desafio num evento que teve como objetivo “inspirar novos talentos a partilhar, através da arte, a beleza do olhar que a artista tão bem soube eternizar nas suas telas”.