Sessão “O impacte da violência doméstica nas crianças” teve como finalidade sensibilizar os futuros profissionais de educação para a importância da temática
Os estudantes do 1.º ano da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal organizaram, esta terça-feira, uma ação de sensibilização para marcar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
A sessão dedicada ao tema “O impacte da violência doméstica nas crianças” teve como finalidade sensibilizar os futuros profissionais de educação para a importância da prevenção e do combate a esta forma de violência, que constitui uma violação dos direitos humanos. Entre momentos de partilha, onde se identificaram formas e tipos de violência bem como sinais de alerta e as instituições de apoio, o papel da pessoa educadora, foi ainda feita uma reflexão sobre o enquadramento da data, os alunos foram desafiados a criar uma campanha de sensibilização.
Neste momento os envolvidos, cerca de 30 estudantes, foram desafiados “a criar uma campanha de consciencialização, com frases de impacte, slogans, hashtags, dados, imagens, desenhos e colagens sobre o tema, com o objetivo de criar um recurso pedagógico para continuar a trabalhar esta temática”, explica a nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.
A atividade foi realizada no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) para lembrar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres que se assinala a 25 de novembro, desde 1999, numa efeméride instituída pela Organização das Nações Unidas. Segundo esta mesma organização “uma em cada três mulheres em todo o mundo experiência violência sexual ou física ao longo da vida”, sendo a data importante para alertar a sociedade para as diversas formas de violência que atingem as mulheres.