Depois de uma ausência de alguns anos o “salão” de festas de Palmela volta a ser o principal espaço para o 6º Festival do Moscatel de Palmela que decorre até ao próximo domingo
Arrancou, ao final da tarde desta sexta-feira, o 6º Festival do Moscatel de Palmela que oferece aos visitantes o encontro e degustação do moscatel, de outros vinhos, mas também de produtos gastronómicos da região este fim-de-semana até domingo.
O Festival do Moscatel vai decorrer, de 21 a 23 deste mês, no interior da Capela de São João Baptista, onde estão instalados vários expositores, e no Largo de São João com uma variada oferta de bebida e comida. Além do Mercado do Moscatel de Setúbal, com mostra, prova e venda de vinhos, e de uma seleção de produtos regionais, esta iniciativa conta com cocktails com moscatel, preparados pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, provas comentadas no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela e showcookings no Espaço Exterior Lounge”. As entradas são gratuitas.
Na cerimónia de inauguração do Festival, Ana Teresa Vicente, presidente da Câmara Municipal de Palmela, destacou um evento que “promove a cultura da vinha e acima de tudo o moscatel de Setúbal que, pela expressão que tem no nosso concelho e também pela sua identidade, é um dos produtos mais emblemáticos da nossa região”.
Uma iniciativa que a autarca classifica de “muito feliz” porque conjuga com os fins de semana gastronómicos que têm lugar durante todo o ano “a valorização dos produtos regionais”.
Para a presidente o conceito/opção de devolver a iniciativa ao Largo de São João. “Sem qualquer desconsideração pelas escolhas anteriores é algo que me agrada porque Palmela é o centro da nossa freguesia, sede do concelho por isso faz todo o sentido”.
Ana Teresa Vicente referiu ainda que esta não é uma iniciativa de massas, “mas é dirigida a um público que, não é pequeno, e que é específico. Vem pelo gosto pelas várias iniciativas que este projeto oferece, mas também para conhecer a nossa realidade porque a cada ano temos novos produtos”.
O festival conta com a participação de uma dezena de produtores de vinho. A saber: Adega Camolas, Adega de Palmela, Casa Ermelinda Freitas, Herdade Canal Caveira, Quinta de Catralvos, Quinta do Piloto, Sociedade Vinícola de Palmela e Venâncio da Costa Lima e os produtores regionais Confeitaria de S. Julião e Salgados Casa de Palmela”. E no Mercado do Moscatel, os visitantes vão poder adquirir o voucher com três provas pelo valor de 5 euros, que inclui o copo oficial do festival e numa prova de vinho em cada produtor identificado no voucher.
Além disso, como incentivo adicional os visitantes usufruem de promoções exclusivas em unidades de alojamento associadas ao evento, tornando o fim de semana uma oportunidade perfeita para desfrutar do concelho.
À margem do festival, os visitantes vão poder ainda participar nas outras propostas comemorativas do Dia Mundial do Enoturismo em Palmela, como os Fins de Semana Gastronómicos do Moscatel de Setúbal, e visitar as exposições ‘Entre Copos e Balões’, ‘A Arte da Tanoaria’ e ‘Cine-Teatro S. João… em Exposição’”.
O Festival do Moscatel vai funcionar no dia 21, das 18h00 às 22h00, no dia 22, das 11h00 às 22h00, e no dia 23, das 11h00 às 20h00. A organização está a cargo da Câmara Municipal de Palmela e da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
