Iniciativa está agendada para as 10 horas deste sábado
É já no próximo sábado, pelas 10 horas, que as Comissões de Utentes do Arco Ribeirinho em conjunto com a União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN vão realizar um desfile desde o Centro de Saúde da Baixa da Banheira até ao Hospital do Barreiro, pela defesa do Serviço Nacional de Saúde.
Em comunicado, as comissões de utentes apelam à participação em massa da população, já que em causa está a sucessiva perda de serviços e de capacidade de resposta das unidades hospitalares e dos centros de saúde na região. E como exemplos apontam “os constantes encerramentos de modo intermitente de algumas especialidades e serviços de urgência hospitalar” e a mais recente decisão do Governo em “concentrar os serviços de urgência de obstetrícia no Hospital Garcia de Orta [em Almada], deixando de fora a assistência atempada às mulheres grávidas dos concelhos de Sesimbra, Setúbal, Palmela, Moita, Barreiro, Montijo e Alcochete”.
Os utentes focam também “a falta de médicos de família” na região, que impede de “elevar a prevenção na saúde e nos cuidados de saúde primários”, por um lado, e que, por outro, acaba ainda por contribuir para que mais utentes se vejam obrigados a recorrer às urgências hospitalares.
A concentração tem lugar junto ao novo Centro de Saúde da Baixa da Banheira, no concelho da Moita.