Tomada de posse dos membros da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira agendada para segunda-feira
Já foram instalados os novos órgãos de três das quatros assembleias de freguesia do concelho da Moita. Tomaram posse os novos membros das assembleias das freguesias de Moita, Alhos Vedros e Gaio-Rosário/Sarilhos Pequenos, sendo eleitas as composições dos executivos das juntas e das mesas das respetivas assembleias de freguesia para o mandato 2025-2029. Fica a faltar a União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, cuja cerimónia está agendada para as 21 horas da próxima segunda-feira, nas instalações do União Banheirense “O Chinquilho”.
A cerimónia de tomada de posse dos eleitos para a Assembleia de Freguesia da Moita foi a primeira a realizar-se. Decorreu na passada sexta-feira, no salão nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Moita. Fabrício Pereira, reconduzido na presidência da Junta de Freguesia da Moita, vai ter a seu lado no executivo os seguintes vogais: Vera Valente, Pedro Oliveira, Lara Colaço e Pedro Costa, todos do PS. A Mesa da Assembleia de Freguesia ficou também composta apenas por elementos do PS: Miguel Póvoas Santos (presidente), Bruno Lopes (1.º secretário) e Melissa Sousa (2.º secretário).
Na passada terça-feira teve lugar a instalação dos órgãos das assembleias das freguesias de Alhos Vedros e Gaio-Rosário/Sarilhos Pequenos.
Em Alhos Vedros, Artur Varandas – que, tal como Fabrício Pereira, foi eleito no passado dia 12 para um segundo mandato – preside a um executivo da junta composto apenas por vogais do PS: Paula Amorim, Fausto Almeida, Maria João Fatia e Carlos Dias. Já a Mesa da Assembleia de Freguesia é presidida por Paula Diogo (PSD) e engloba ainda Hugo Borges (PS) e Rute Gonçalves (CDU), como 1.º e 2.º secretários, respetivamente.
Em Gaio-Rosário/Sarilhos Pequenos, Jorge Picoto é o novo presidente do executivo da junta, composto ainda por Soraia Gata (secretário) e Rodrigo Rodrigues (tesoureiro), todos do PS. A Mesa da Assembleia de Freguesia é composta por Gisela Galvão (presidente), Vanessa Santos (1.º secretário) e Dário Coelho (2.º secretário), também todos do PS.
As composições dos executivos das juntas e das mesas das assembleias de freguesia são propostas e votadas durante as tomadas de posse.
Cerimónia Executivo camarário e membros da Assembleia Municipal tomam posse na quarta-feira
Agendada para a próxima quarta-feira, 5 de novembro, está a cerimónia de tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal e do novo executivo da Câmara Municipal, presidido por Carlos Albino (eleito para um segundo mandato). A sessão vai decorrer, pelas 21h30, no salão nobre da Associação dos Bombeiros Voluntários da Moita. Logo após a tomada de posse dos eleitos para a Assembleia Municipal terá lugar a primeira reunião deste órgão deliberativo, que permitirá a eleição (entre pares) da respetiva mesa, composta por presidente, 1.º e 2.º secretários. O PS conquistou maioria relativa na Câmara e foi a força mais votada (também sem maioria absoluta) para a Assembleia Municipal.