Além da presidente eleita, nenhum dos vereadores do movimento ‘Setúbal de Volta’ tem experiência em órgãos municipais
O movimento ‘Setúbal de Volta’ elegeu quatro vereadores nas eleições autárquicas do passado mês de outubro, garantindo a liderança da Câmara Municipal de Setúbal para o quadriénio 2025-2029, com a presidente eleita, Maria das Dores Meira, a regressar a um cargo que bem conhece. Além da presidente eleita, integram o executivo, deste movimento, Paulo Maia, como vice-presidente, e os vereadores Maria do Carmo e Bruno Russo, sendo que nenhum dos eleitos tem experiência em órgãos municipais.
Os vereadores do movimento ‘Setúbal de Volta’ trazem experiências diversificadas, com Paulo Maia a apresentar uma carreira mais virada para a gestão financeira e liderança organizacional. Já Maria do Carmo Tiago tem na sua carteira profissional a advocacia especializada em direito administrativo e urbanismo, tendo experiência na Câmara de Setúbal, enquanto Bruno Russo combina experiência empresarial e marítima, e estando também ativo no associativismo local.
Paulo Maia com provas dadas na gestão financeira
Paulo Manuel Maia da Silva possui uma carreira sólida na gestão financeira e liderança organizacional, com mais de três décadas de experiência. Iniciou o percurso na Força Aérea Portuguesa, exercendo funções de comando e coordenação, antes de ingressar na Caixa Geral de Depósitos em 1991, onde foi gerente de agência e formador interno. Entre 2003 e 2006 integrou a direção do Vitória Futebol Clube, como vice-presidente e administrador desportivo, período em que o clube conquistou a Taça de Portugal. Atualmente é consultor financeiro independente, licenciado pelo Instituto Superior de Gestão Bancária, com pós-graduações executivas e certificação de formador pelo IEFP, fluente em inglês e francês.
Maria do Carmo especialista em direito administrativo
Advogada especializada em direito administrativo e urbanismo, Maria do Carmo Tiago possui licenciatura em Direito e pós-graduação em Direito de Urbanismo pela Universidade Católica. Exerceu funções na Câmara Municipal de Setúbal entre 2002 e 2014, culminando como diretora do Departamento de Urbanismo. Desde 2014 dedica-se exclusivamente à advocacia na área do urbanismo e direitos reais. Tem também experiência como presidente de assembleias gerais em instituições locais, incluindo a Santa Casa da Misericórdia de Azeitão, onde desempenha funções há uma década.
Bruno Russo traz experiência empresarial
Bruno Russo é licenciado em Gestão de Empresas e possui um curso internacional de Ocean Skipper. Iniciou a carreira empresarial em 2000, na área de pesca e náutica desportiva, e fundou em 2004 uma escola de formação de mergulhadores, licenciada em 2009 junto da DGRM. Desde 2022 gere a empresa cessionária da GALP, dedicada ao abastecimento de embarcações, consolidando a sua ligação ao setor marítimo. No âmbito associativo, está envolvido desde 2005 no Grupo Desportivo “Os Amarelos”, sendo atualmente presidente da mesa da assembleia geral da Associação das Coletividades.
A cerimónia de instalação dos órgãos municipais, inicialmente prevista junto dos Paços do Concelho, vai decorrer no Fórum Municipal Luísa Todi, nesta quinta-feira, 30 de outubro, às 17h00, devido à previsão de condições meteorológicas adversas. Após a tomada de posse, realiza-se a primeira reunião de funcionamento da Assembleia Municipal, onde será eleita a mesa do órgão. A cerimónia será transmitida em direto na página oficial da Câmara Municipal de Setúbal.