Carlos Branco, número 2 da lista, também não vai assumir funções. Tomadas de posse já têm datas marcadas e Fernando Caria é empossado a 3 de novembro
Ana Rosa Aveiro vai assumir a presidência da União de Freguesias de Pegões depois de Carla Pereira ter apresentado a renúncia ao cargo por “motivos inesperados de natureza pessoal”, conforme explica o movimento independente “Montijo com Visão e Coração” (MVC).
Ana Rosa, que foi a terceira candidata na lista dos independentes, vai assumir a presidência da junta, já que Carlos Branco, que ocupou o segundo lugar na lista, também se recusou a assumir funções, confirmou Fernando Caria, líder do movimento independente e recém-eleito presidente da Câmara Municipal do Montijo, a O SETUBALENSE.
A substituição, garante a candidatura, não desfalca o compromisso de os eleitos assumirem uma “linha de ação assente em proximidade, transparência e responsabilidade”.
Na União de Freguesias de Pegões a tomada de posse decorre a 31 de outubro, pelas 21 horas. As cerimónias de tomada de posse de todos os órgãos autárquicos também já estão agendadas.
Assim, na Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes a cerimónia decorre a 27 de outubro a partir das 21 horas, autarquia que será presidida por Dinora Caetano (MVC). A 29 de outubro, também pelas 21 horas, é a vez de tomarem posse os eleitos na União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, que terá como presidente Vasco Fernandes (MVC), numa cerimónia que decorre na Galeria Municipal.
Já na freguesia de Canha os eleitos são empossados a 30 de outubro, às 19 horas, com Henrique Gomes (PSD/ IL) a assumir a presidência. Também neste dia, mas pelas 21 horas, é a vez de tomarem posse os eleitos para a União das Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia, autarquia que terá como presidente Pedro Araújo (Chega).
PS quer esclarecimentos sobre a renúncia de Carla Pereira
A concelhia do PS Montijo exige esclarecimentos por parte da candidatura do movimento independente sobre a renúncia de Carla Pereira e “outras renúncias que, aparentemente, se perspetivam nos eleitos na União de Freguesias de Pegões”.
Num comunicado enviado à redação d’O SETUBALENSE os socialistas dizem que os fregueses “sentem-se enganados e merecem conhecer as verdadeiras razões pelas quais a candidata, que iria assumir o lugar de presidente, decidiu renunciar ao mandato sem sequer ter tomado posse”.
Garantem que todos os eleitos do PS vão tomar posse nos respetivos órgãos e assumir a responsabilidade depositada pelos eleitores, mas pedem “esclarecimento dos factos” considerando este como “o único caminho possível para dignificar a tomada de posse dos eleitos em Pegões e a gestão autárquica dos próximos quatro anos”.
Fernando Caria e restante equipa são empossados a 3 de novembro
Fernando Caria, eleito presidente da Câmara do Montijo, toma posse no próximo dia 3 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em cerimónia que decorre a partir das 17 horas.
Além do novo presidente tomam também posse Nuno Valente (Chega), Ricardo Bernardes (PS), Pedro Vieira (PSD/IL), Ilídio Massacote (MVC), Carlos Teixeira de Almeida (Chega) e Maria do Céu Simões (MVC), que vão compor os lugares da vereação.
Nesta cerimónia tomam também posse os eleitos à assembleia municipal sendo que, logo depois, tem lugar a primeira sessão do órgão deliberativo, a m de ser eleita a mesa que vai coordenar os trabalhos até ao final do mandato. Esta primeira reunião da AM vai decorrer à porta fechada.