Remador Afonso Costa conquista ouro europeu em remo de mar

Remador Afonso Costa conquista ouro europeu em remo de mar

Remador Afonso Costa conquista ouro europeu em remo de mar

Em dupla com Patrícia Batista, o atleta da Naval Setubalense brilhou no Campeonato da Europa de Beach Sprints

O remador Afonso Costa, em representação do Clube Naval Setubalense, sagrou-se campeão europeu de remo de mar na vertente Beach Sprints. O atleta fez dupla com Patrícia Batista, da Naval Remo, da Figueira da Foz, e juntos conquistaram o ouro em CMix 2x, no Campeonato da Europa disputado em Antalya, Turquia.

- PUB -

Em representação da Seleção Nacional de Remo de Mar, a dupla portuguesa teve, no passado fim de semana, 11 e 12 de outubro, um percurso exemplar, ao eliminar a equipa espanhola nos quartos de final, superando os campeões do mundo da Lituânia nas meias-finais e ao bater a formação alemã na final, com o tempo de 02:26,66.

Com esta vitória, Afonso Costa inscreve o seu nome entre os grandes nomes do remo europeu, contribuindo para colocar Portugal entre as principais potências da modalidade. A disciplina Remo Mar fará a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Daqui a três semanas, o atleta setubalense voltará a competir em Antalya, agora no Campeonato do Mundo de Beach Sprints, novamente ao serviço da Seleção Nacional.

- PUB -

Em nota de Imprensa, o Clube Naval Setubalense congratulou o atleta pelo feito alcançado e estendeu os parabéns a toda a comitiva portuguesa, incluindo equipa técnica e federação, pelos resultados obtidos.

Já o presidente da Naval Remo, Nelson Silva, destacou o desempenho da dupla vencedora. “A regata final foi das mais emocionantes que vimos. A Patrícia Batista e o Afonso Costa competiram de forma exemplar e trouxeram para Portugal o título de Campeões da Europa. É um enorme orgulho ver o hino nacional tocar na Turquia”, afirmou, elogiando ainda o trabalho do técnico Pedro Fraga e a dedicação dos atletas.

No mesmo campeonato, Dinis Oliveira e Alisson Russo representaram igualmente a Naval Remo, tendo ficado pelos quartos e oitavos de final, respetivamente, mas com prestações positivas. A Equipa Nacional de Remo de Mar regressará à Turquia entre 6 e 9 de novembro para disputar o Mundial da disciplina. O remo de mar (Beach Sprint) substituirá a prova de double scull pesos ligeiros no programa olímpico dos Jogos de Los Angeles 2028, após a sua última aparição em Paris 2024.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não