Bispo de Setúbal pede que diocesanos “não deixem de votar” num dia “muito importante”

Bispo de Setúbal pede que diocesanos “não deixem de votar” num dia “muito importante”

Bispo de Setúbal pede que diocesanos “não deixem de votar” num dia “muito importante”

Cardeal enaltece trabalho feito pelos autarcas e todos aqueles que se “disponibilizam a serem candidatos”

O Bispo de Setúbal apelou aos diocesanos que “não deixem de votar” no próximo domingo, 12 de outubro, e que, até às eleições, “cada um se informe e se esclareça”. Américo Aguiar, que votou antecipadamente nas Eleições Autárquicas 2025, esta segunda-feira, considerou que se trata de um dia “muito importante” para a cidadania e enalteceu o trabalho feito por todos aqueles que se “disponibilizam a serem candidatos”.

- PUB -

Na mensagem ‘sobre as Eleições Autárquicas de 2025’, enviada à redação d’O SETUBALENSE, o líder da Diocese de Setúbal começou a intervenção por contextualizar que o próximo domingo, 12 de outubro, “significa dia de eleições autárquicas”, onde os eleitores são chamados a escolher os presidentes de Junta de Freguesia, os membros da Assembleia de Freguesia, da Assembleia Municipal e os executivos das Câmaras Municipais.

Neste sentido, o cardeal Américo Aguiar pediu aos diocesanos de Setúbal que, até às momento do ato eleitoral do próximo domingo, cada um “se informe, se esclareça, reflita, e depois vote em consciência”, algo que considera ser “muito importante”.

“É um dia muito importante para a nossa cidadania e queria pedir-vos que não deixem de votar. É um direito e é um dever. Muitos sofreram para que o voto fosse possível para todos e fosse possível em liberdade”, afirmou o Bispo de Setúbal, na mensagem ‘sobre as Eleições Autárquicas de 2025’.

- PUB -

“Nós não podemos esquecer que nestes 50 anos de democracia, o municipalismo é das coisas mais importantes que aconteceram e, no território, as que mais alteraram a vida, a qualidade de vida dos cidadãos nas mais diversas freguesias e municípios de Portugal”, acrescentou o cardeal Américo Aguiar.

Foi através da rede social Instagram que o líder diocesano partilhou a fotografia do ‘recibo comprovativo de voto antecipado’, nesta segunda-feira. Esta publicação tinha como descrição ‘Portugal. Direito e dever de voto exercido…’, deixando ainda o incentivo que os seus diocesanos se informem sobre a possibilidade de “votar antecipadamente, porque não é possível o voto de mobilidade”, junto da Junta de Freguesia ou da Câmara Municipal.

Na mensagem partilhada o bispo de Setúbal agradeceu também a todos que “cessam funções e a todos aqueles que se disponibilizam a ser candidatos de qualquer partido, ou mesmo de qualquer movimento de independentes”, realçando ainda o trabalho de todos aqueles que se candidatam aos órgãos sociais dos municípios.

- PUB -

“Agradecer a todos os que se disponibilizam a serem candidatos, a apresentarem propostas aos concidadãos e a aceitarem aquilo que são as decisões de cada povo em relação a cada uma das eleições”, acrescentou Américo Aguiar, na mensagem ‘sobre as Eleições Autárquicas de 2025’.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não