Sondagem dá vitória das autárquicas a Dores Meira e queda abrupta de André Martins

Sondagem dá vitória das autárquicas a Dores Meira e queda abrupta de André Martins

Sondagem dá vitória das autárquicas a Dores Meira e queda abrupta de André Martins

No segundo posto aparece Fernando José, do PS, com o partido Chega a fechar o pódio, muito próximo dos socialistas

Dores Meira é dada como favorita para vencer a Câmara Municipal de Setúbal, onde foi presidente de 2006 a 2021, com a candidata independente, que tem apoio do PSD, a liderar as intenções de voto com 30,1%, na sondagem da Pitagórica para o JN, TSF e TVI/CNN. Os números indicam uma queda abrupta do recandidato da CDU, André Martins, que tem apenas metade da sua percentagem, com 15%, ficando em quarto lugar. Já em segundo lugar surge Fernando José, do PS, com 22,5%, e muito próximo está António Cachaço, do Chega, que alcança os 21,6%.

- PUB -

Apesar da diferença entre a independente com o apoio social democrata e o socialista ser de 7,6 pontos percentuais, continua a verificar-se um empate técnico, tendo em conta a margem de erro. Esta situação verifica-se uma vez que o intervalo superior do PS, de 26,2%, ainda fica 0,2 pontos acima do intervalo inferior da candidata independente, que é de 26%.

Quanto aos restantes candidatos, de acordo com a sondagem divulgada este sábado, no quinto posto aparece Flávio Lança, da Iniciativa Liberal (3,7%), seguindo-se Daniela Rodrigues, do Bloco de Esquerda (1,2%), André Dias, do Livre (1%), Mariana Crespo, do PAN, e Cláudio Fonseca, do ADN, cada um deles com apenas 0,2%. Relativamente aos indecisos, estes representam 18,4% dos questionados.

Comparando os resultados desta sondagem e as autárquicas de 2021, verifica-se que Dores Meira atrai quase metade dos que votaram no PSD em 2021 e cerca de um quinto dos votantes da CDU e do PS. A candidatura liderada por André Martins perde, segundo estes números, a maioria do seu eleitorado, com a CDU a cair dos 34,4% conseguidos nas últimas eleições para 15%.

- PUB -

Inquiridos vêem em Dores Meira a candidata melhor preparada

De acordo com os resultados da sondagem da Pitagórica, os próprios eleitores acreditam que a antiga presidente do município sadino vai ganhar as eleições do próximo dia 12 de outubro, com uma percentagem expressiva de 45,2%, assim como consideram que é a candidata à Câmara mais bem preparada (38,2%) e aquela que traz para esta campanha autárquica as melhores propostas (22,6%). Também nestes parâmetros, o PS surge a seguir.

Segundo estes dados, o cabeça de lista do PS, Fernando José, ocupa o segundo lugar na lista dos candidatos autárquicos com maior preparação (13,4%), com as melhores propostas para a campanha (12,4%) e também nas previsões de quem irá vencer este desafio (12%).

- PUB -

Um dado curioso é o facto de apesar de surgir em terceiro lugar nas intenções de voto em Setúbal, António Cachaço, cabeça de lista do Chega, é o candidato de que os eleitores mais se sentem afastados, com uma percentagem de 30%.

Quando questionados sobre o afastamento que sentem em relação aos candidatos, em segundo lugar nas respostas dos inquiridos surge o atual presidente da Câmara Municipal, André Martins, com 19,2%, sendo que poucos acreditam que vai ganhar as eleições (9,2%).

Nas últimas autárquicas, em 2021, foi eleito presidente da Câmara de Setúbal com 34,4%, na sequência da saída da então autarca comunista, devido à limitação de mandatos.

Os inquiridos foram também chamados a avaliar a forma como tem decorrido a pré-campanha para as eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro. Nestas contas o eleitorado representado nesta sondagem mostra estar dividido, sendo que por um lado, 25% consideram que tem sido uma campanha esclarecedora, com destaque para as mulheres e para as idades entre 18-24 e 35-44 anos.

Pelo contrário, 21% responderam que não tem sido esclarecedora, sobretudo os homens, a partir dos 45 anos, sendo que para 27% dos inquiridos, a campanha tem conseguido “mais ou menos” esclarecer os eleitores de Setúbal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não