Durante cinco dias, Sines vai ser palco de celebração e homenagens que assinalam mais de um século de história da força policial
Sines vai acolher, entre 10 e 14 de setembro, as comemorações do 106.º aniversário da Polícia Marítima. O programa inclui exposições, atividades no mar e de mergulho, concertos, cerimónias oficiais e um seminário temático, com entrada gratuita para o público em geral.
As iniciativas têm início nos dias 10 e 11 de setembro, com um stand de divulgação na Avenida Vasco da Gama, aberto entre as 10 e as 18 horas. Já a partir de 12 de setembro, a mesma avenida recebe uma exposição estática de capacidades da Polícia Marítima, que poderá ser visitada até ao último dia das comemorações, no mesmo horário.
Durante esse período, a população vai poder participar nos “batismos de mar”, que acontecem nos dias 12 e 13 no porto de recreio de Sines e, no dia 14, no cais da Marina. Haverá ainda “batismos de mergulho” na Piscina Municipal de Sines, nos dias 12 e 13, entre as 10 e as 13 horas e das 15 às 17 horas, enquanto no dia seguinte as ações decorrem apenas no horário da manhã.
Em infomação enviada a O SETUBALENSE sabe-se que, paralelamente, entre 12 e 14 de setembro, o Centro de Artes de Sines recebe a exposição “Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia”, onde das 10 às 18 horas será possível ficar a conhecer a vida de uma das figuras mais marcantes da história nacional, o navegador Vasco da Gama. No dia 12, ainda no Centro de Artes será possível assistir ao seminário “Ação Policial no Mar – Desafios”, que decorrerá entre as 10 e as 16 horas.
No domingo, 14 de setembro, a programação começa com uma celebração religiosa na Igreja Matriz de São Salvador, às 10h30, seguindo-se às 11h30 na Avenida Vasco da Gama, a cerimónia oficial de homenagem a elementos da Polícia Marítima. Logo em seguida está marcada uma demonstração de capacidades e um desfile náutico. As festividades encerram com um concerto da Banda da Armada, marcado para as 18h00, no Pavilhão Multiusos de Sines.