Projeto intitulado “Almada em Comum” será encabeçado pelo professor de história e cantor Sérgio Lourosa Alves
O BE e o Livre vão concorrer coligados em Almada nas eleições autárquicas de outubro, com um projeto intitulado “Almada em Comum” e que será encabeçado pelo professor de história e cantor Sérgio Lourosa Alves, anunciaram os partidos.
A socióloga e ex-deputada do BE na Assembleia da República Sandra Cunha, que tinha sido anunciada pelo Bloco em maio como a cabeça de lista do partidos às eleições marcadas para 12 de outubro, será a número dois da lista encabeçada por Sérgio Lourosa Alves, do Livre.
O BE e o Livre classificam a candidatura agora anunciada como “alternativa, progressista e ecológica, no município de Almada”.
A candidatura terá a denominação “Almada em Comum – Coligação Bloco de Esquerda e Livre” e vai concorrer à câmara e assembleia municipais e a todas as freguesias do concelho do distrito de Setúbal.
Em comunicado conjunto, os dois partidos consideram que Almada “tem sido governada desde 2017 por um executivo PS/PSD que fracassou em responder aos desafios sociais, do território e das populações e se rendeu à especulação imobiliária, à degradação dos serviços públicos e à política de gabinete”.
“Perante as promessas vazias de oito anos de PS e PSD e a ameaça do crescimento da extrema-direita, a convergência de partidos e movimentos de esquerda quer abrir novos caminhos assentes na solidariedade, na esperança, na defesa dos direitos humanos”, referem os dois partidos.
A coligação apresentará um programa eleitoral comum, aberto à participação popular, com três prioridades: habitação; ecologia e mobilidade; economia local e desenvolvimento sustentável.
O candidato à Assembleia Municipal será Jefferson Oliveira, do BE.
A Câmara Municipal de Almada é atualmente liderada pela socialista Inês de Medeiros, que se recandidata à presidência da autarquia para um terceiro mandato.
A CDU já anunciou que vai candidatar o professor Luís Palma, enquanto o PSD anunciou a candidatura de Hélder Sousa e Silva, a IL apresentará Carlos Alves e o Chega Carlos Magno.
O atual executivo é composto por cinco eleitos do PS, quatro da CDU, um do BE e um do PSD. Tanto em 2017 como em 2021, PS e PSD fizeram um acordo para formar uma maioria absoluta no executivo.
O concelho de Almada tem perto de 184 mil habitantes, distribuídos por 70 quilómetros quadrados, segundo o Instituto Nacional de Estatística.