Candidato socialista tem intensificado o ciclo de reuniões e reforça promessas de renovação e maior apoio local
Liderada por Fernando José, a candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Setúbal reforçou nas últimas semanas os contactos com empresas, associações culturais e desportivas.
Entre as visitas, destacou-se o encontro com a administração da Lisnave, descrita como um “motor central no concelho, com impacto social e importantes contributos para o desenvolvimento sustentável do território a nível local” na nota de Imprensa enviada pela autarquia a O SETUBALENSE.
Considerando a dinamização e o fortalecimento do tecido empresarial, factores essenciais para consolidar a cidade como um polo de inovação, crescimento e geração de riqueza no País, os candidatos socialistas conheceram a visão da Lisnave para o futuro, que assenta no desenvolvimento de “projectos ambiciosos e de elevada relevância para a região e para o País.”
Consciente do papel determinante da autarquia na formulação de políticas públicas, na articulação com o poder central e na criação de sinergias entre entidades, Fernando José sublinha que é “fundamental promover a requalificação e formação profissional, de forma a dar resposta às exigências dos sectores, bem como investir na modernização da indústria, garantindo a sustentabilidade e eficiência das empresas”.
Além do foco económico, o cabeça-de-lista tem dado atenção às questões culturais. No encontro com a direcção do Rancho Folclórico de Praias do Sado, que expressou o seu descontentamento face à ausência de apoio da autarquia ao Festival Internacional de Folclore, comprometeu-se a repor este evento na programação municipal, considerando-o um investimento essencial “numa altura em que cada vez há menos ranchos no País e a actividade corre o risco de se extinguir”.
Posteriormente, na visita à Sociedade Filarmónica Providência, em Azeitão, o candidato à presidência da câmara e Tiago Cardoso, candidato à presidência da União de Freguesias de Azeitão, garantiram que o “novo ciclo autárquico será marcado por uma nova política de atribuição de apoios, com critérios claros e transparentes”, por compreenderem que os subsídios concedidos pela autarquia e pela junta de freguesia não fazem face às despesas do grupo musical.
O movimento associativo desportivo foi outra das prioridades do candidato, que visitou o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão (CCDBA). A ausência de apoios municipais essenciais para cobrir despesas correntes e avançar com projectos como a substituição do relvado sintético ou a construção de uma nova sede, é apontada pelo clube como a maior dificuldade que enfrentam aos dias de hoje.
Reconhecendo que a CCDBA tem promovido a prática desportiva de centenas de jovens, os candidatos do PS deixaram a “garantia da construção de um pavilhão desportivo em Azeitão, essencial para colmatar uma grave lacuna naquele território e que servirá a comunidade escolar e o movimento associativo.”
Também em Azeitão, a candidatura visitou a sede do Agrupamento 651 do Corpo Nacional de Escutas e deixou aos dirigentes a garantia de que vão continuar a acompanhar o trabalho desenvolvido pelo grupo e construir um pavilhão desportivo.