Av. Luísa Todi volta a encher-se de gente em apoio às 13 composições que vão apresentar-se ao público depois de meses de trabalho
Faltam pouco mais de 24 horas para que a grande festa das Marchas Populares de Setúbal saia à rua naquela que é já uma tradição muito vivida pelo povo sadino. A partir das 20 horas todos os caminhos vão dar à Avenida Luísa Todi para acompanhar os corsos das 13 colectividades do concelho que vão desfilar.
Para começar a abrilhantar a noite as primeiras marchas a sair à rua são aquelas são consideradas participações extraconcurso. Assim, os primeiros a desfilar são a Marcha Honorária da APPACDM de Setúbal, a Marcha Infantil Grupo Desportivo Setubalense “Os13”, a Marcha Infantil Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, a Marcha Infantil Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça e a Marcha Infantil Associação de Pais da Escola Básica da Brejoeira.
O momento seguinte está reservado à passagem das colectividades que este ano se apresentam a concurso, num total de oito. Vão assim desfilar o Grupo Desportivo Setubalense “Os13”, a Associação ACTS – Companhia de Teatro de Setúbal, o Grupo Desportivo Independente, a União Desportiva e Recreativa das Pontes, a ARPISS – Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos de S. Sebastião, o Núcleo Bicross de Setúbal, o Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça e, por m, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.
Este é o primeiro momento em que as colectividades se apresentam ao público, depois de terem levado meses a marcar e acertar o passo.
“Setúbal das Salinas” é o tema da Grande Marcha de Setúbal 2025, sendo a música e letra da responsabilidade de Carlos Pinto. Inês Pereira é, este ano e pela terceira vez, Madrinha das Madrinhas, sendo responsável por interpretar o tema escolhido para este ano – uma música que alguns setubalenses já conhecem, mas que, amanhã, vai ser o treino para que as vozes estejam afinadas para o fim-de-semana seguinte.
A competição propriamente dita está marcada para os dias 20 e 21 de Junho, no Pavilhão Municipal das Manteigadas, onde as marchas inscritas a concurso se vão apresentar perante um júri constituído por Rui David, Marta Coutinho, Orlando Caldeira, José Raposo, Paula Moita e Sara Rodrigues.
Os prémios só serão entregues a 29 de Junho a partir das 20h30 numa cerimónia que está marcada para o Forte de Albarquel.