Evento apresenta programa com workshops, eventos de pedestrianismo, festas temáticas e uma conferência
As Jornadas do Ambiente estão de regresso a Setúbal, com actividades em que se incluem workshops, eventos de pedestrianismo, festas temáticas e uma conferência. Esta celebração, que terá o auge a 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, é dinamizada num “espírito de celebração da natureza e do património ambiental”.
No quinto dia do mês de Junho existirá um vasto leque de actividades, que têm início às 09h15, na Praia da Saúde, com uma acção de limpeza do areal em que participam cerca de cem alunos de quatro escolas. Em nota de Imprensa a autarquia explica que esta acção faz parte do projecto Mar Adentro, promovido pela Associação Baía de Setúbal com o município, em parceria com o Mares Circulares.
Para as 11h30 do mesmo dia as réplicas de roazes-corvineiros, que compõem a exposição Golfinho Parade, patente na Doca dos Pescadores, regressam ao espaço público, numa cerimónia de inauguração das obras de arte restauradas e redecoradas por alunos de escolas setubalenses.
A celebração deste dia terá ainda, ao longo de todo o dia, jogos tradicionais e a pintura de um mural instalado na Doca dos Pescadores. No período da tarde, entre as 14 e 16 horas, haverá o workshop ‘Moda de Reciclagem’ e a hora do conto ‘O Sonho que Acordou a Terra’.
De acordo com o município, outro dos atractivos do programa é a Conferência Ambiente OIL PRR, marcada para 24 de Junho, às 15 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, na qual são apresentados os projectos realizados em Setúbal no âmbito do Operação Integrada Local – Plano de Recuperação e Resiliência.
Neste encontro vai ser feita a apresentação de um livro ilustrado sobre alterações climáticas, juntamente com projectos de microbosques implementados nas escolas de São Gabriel e Laranjeiras pela associação Musgo Azul, e ainda, o lançamento do Guia de Boas Práticas Ambientais.
Entre 31 de Maio e 1 de Junho, o Jardim do Bonfim recebe o ‘Há Festa no Parque’. Este evento conta com dois dias de actividades lúdico-pedagógicas, exposições, música, dança, teatro, literatura, ambiente e desporto, para assinalar o Dia Mundial da Criança e o final do ano lectivo das escolas de Setúbal.
Presente nestas jornadas estará também o Instituto Politécnico de Setúbal, sendo que para 4 de Junho, às 14h30, está marcada uma aula aberta sobre o Projecto Cavalos Marinhos, enquadrada no âmbito da 2.ª edição da Semana da Sustentabilidade do politécnico setubalense e no âmbito do projecto CavalSado no qual a MarDive está actualmente a “fazer o levantamento das populações de cavalos-marinhos do Estuário do Sado”.
A autarquia esclarece ainda que as Jornadas de Ambiente de Setúbal são dinamizadas num “espírito de celebração da natureza e do património ambiental”, aliado a uma “componente de conhecimento científico” e de “sensibilização para as crescentes ameaças decorrentes das alterações climáticas”.