Certame com mais de uma dezena de iniciativas, entre concertos e masterclasses, inspirados em ‘Memórias e Tradições’
A cidade de Setúbal é anfitriã do Festival Internacional de Música de Setúbal até domingo, 11 de Maio. Certame vai receber mais de uma dezena de iniciativas, em que se incluem concertos e masterclasses, inspirados em ‘Memórias e Tradições’.
Esta 14.ª edição do evento oferece cinco dias de partilha cultural, com eventos que unem artistas de renome do panorama nacional e internacional a projectos da comunidade local. A decorrer em vários espaços e equipamentos do concelho, o certame recupera o tema ‘Memórias e Tradições’, para homenagear heranças musicais que “atravessam gerações, para reforçar a identidade e memória colectivas”.
Esta quinta-feira, a partir das 21 horas, o Fórum Luísa Todi recebe o concerto “Everyone is the One”, com direcção musical de Marco Santos. Já amanhã, logo às 10h15, no Auditório José Afonso, realiza-se o “Desfile do Tempo”, com alunos do 1.º e do 2.º ciclos do ensino básico.
Para as 21 horas está marcado o concerto “Carlos Paredes: a Música de um Povo”, dirigido por Vasco Pearce de Azevedo, com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, a Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, a Academia de Música de Almada e o Conservatório Regional de Setúbal.
No sábado, às 10h00 e às 11h30, o Museu do Trabalho Michel Giacometti acolhe “Setúbal: Vozes da História”, de Aleksandar Zar e Ana Marques, com a APPACDM de Setúbal, a Academia Luísa Todi, o Conservatório Regional de Setúbal e Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira.
No mesmo dia, às 17 horas, o Forte de Albarquel recebe “Paisagens Sonoras: o Violoncelo entre o Fado, Moda e Baião”, concerto dirigido por David Ashbridge. Já às 21 horas, o Fórum Luísa Todi recebe o espectáculo “Qatra Qatra Gota a Gota”.
Para o último dia, 11 de Maio, estão marcados três concertos para o público, começando com “Memórias e Tradições da Nossa Terra”, em sessões às 10h00 e às 11h30. Às 15h30, o Auditório Bocage recebe “Dedilhando Memórias, Ressoando Tradições”, sendo que o concerto “No Colo da Tradição” encerra a edição de 2025, no Fórum Municipal Luísa Todi, às 18h30.