Autarquia cede espaço no Sítio das Hortas para que colectividade possa levar a cabo a sua actividade
O Clube Taurino de Alcochete quer desenvolver um conjunto de actividades relacionadas com a preservação das embarcações tradicionais do Tejo. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Alcochete aprovou na reunião pública desta quarta-feira a cedência de um espaço no Sítio das Hortas, para que a colectividade possa levar a cabo a sua actividade.
Em nota de Imprensa, a autarquia alcochetana explica que a cedência deste espaço ao Clube Taurino de Alcochete teve em consideração que as embarcações tradicionais do rio Tejo constituem um “legado patrimonial identitário do concelho”, sendo que, nesse sentido, é “importante preservar essa memória cultural e colectiva”.
O Clube Taurino de Alcochete, que tem se no largo do Troino, na vila de Alcochete, criou um núcleo dedicado ao referido património com vários objectivos.
As metas traçadas pela associação passam por “manter e preservar” a ligação da vila de Alcochete às suas embarcações tradicionais, “promover e incentivar” o aumento do número de embarcações e ainda “criar estruturas de apoio, criar oportunidades de aproximação da população e visitantes”, assim como promover actividades ligadas às pinturas tradicionais e ainda criar um manual de normas, uma regata e sinergias com eventos locais, dando como exemplo as Festas do Barrete Verde e das Salinas, o Círio dos Marítimos e as Festas de São João.