Medida tem como objectivo evitar idas às urgências mas utentes devem ligar para a Linha SNS24. Em Palmela e Sesimbra a iniciativa também foi implementada
O Centro de Saúde de São Sebastião está a realizar atendimentos complementares aos sábados, domingos e feriados como medida para evitar grandes afluências ao Hospital de São Bernardo. Um centro em Palmela e outro em Sesimbra também estão abrangidos.
A Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA), que divulgou a informação em publicação na rede social Facebook, pede aos utentes que contactem a Linha SNS 24 (808 24 24 24) antes de se dirigir aos serviços de saúde.
Assim, o Centro de Saúde de São Sebastião (Setúbal), o Centro de Saúde de Palmela (Palmela) e o Centro de Saúde de Sesimbra (Sesimbra) estão a realizar atendimentos nestas datas em horário das 10 às 18 horas sendo que estão “preparados para atender situações de saúde não emergentes, assegurando um serviço eficaz e próximo da comunidade”.
A medida tem como objectivo prestar cuidados de saúde de proximidade aos utentes e evitar que estes se dirijam às urgências da unidade hospitalar. Outra das iniciativas começou no início deste mês, momento desde o qual é obrigatório que as grávidas contactem a linha SNS24 antes de se dirigirem para as urgências de Obstetrícia e Ginecologia.
Assim, antes de se dirigirem à unidade hospitalar as gestantes deverão ligar para o número telefónico 808 24 24 24 e, durante o contacto, “a equipa da linha avalia a situação clínica e encaminha a utente para a resposta mais adequada, que pode ser um centro de saúde, uma urgência hospitalar ou outra unidade de saúde”, explica a ULSA em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.