Pai Natal teve uma formação com a APPDA Setúbal. Iniciativa decorre todos os domingos do mês
O centro comercial Alegro Setúbal vai realizar, todos os domingos do mês de Dezembro, a Sessão Neurodivergente. Entre as 10 e 11 horas deste dia de fim-de-semana vai ser criado um “ambiente mais acolhedor e com estímulos reduzidos, promovendo o bem-estar de todos os visitantes”.
A iniciativa é inspirada no projecto Hora Silenciosa e espera proporcionar a crianças e adultos neurodivergentes “um momento mágico e mais calmo para todos”, como se explica em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE. Nesta hora o ambiente da ilha de Natal, montada no centro comercial de Setúbal, vai ser “ajustado com luzes suaves e sons minimizados, garantindo um espaço acolhedor para crianças e pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), tal como para as suas famílias”.
Esta é uma iniciativa de inclusão pioneira no Alegro Setúbal, entidade gerida pela Nhood, e que está já a ser implementada nos restantes centro comerciais com esta marca. O próprio Pai Natal, com o intuito de oferecer aos mais pequenos uma experiência “tranquila e confortável”, teve uma formação com a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) de Setúbal. A instituição vai estar presente em todas as sessões para apoiar as famílias no decorrer destas.
“Iniciativas como esta são fundamentais para avançarmos na construção de uma sociedade que respeite as necessidades de todos, criando espaços que sejam verdadeiramente inclusivos e confortáveis. A inclusão não deve ser um privilégio, mas sim uma realidade para todas as pessoas”, considerou Cármen Cristino, vice- -presidente da APPDA Setúbal.