Programa apresenta uma vertente teórica, no Cine-Teatro S. João, e outra prática, a ter lugar no Pavilhão, na Piscina Municipal e na Secundária de Pinhal Novo
Palestras, conferências e acções de formação dão corpo ao II Congresso de Desporto Adaptado, que vai decorrer nesta quinta-feira e no próximo sábado, no concelho de Palmela.
De acordo com a Câmara Municipal, o programa integra uma componente teórica, no dia 5, no Cine-Teatro S. João, e uma componente prática, a 7 de Dezembro, no Pavilhão e Piscina Municipal de Pinhal Novo e na Escola Secundária de Pinhal Novo.
“Pretende-se sensibilizar os participantes para a importância da prática desportiva e realização de exercício físico por pessoas com deficiência (formação, treino desportivo e competição), como forma de manter e melhorar a sua condição física e saúde, promovendo a socialização e a qualidade da vida em comunidade”, revela a autarquia. Mas não só. A iniciativa tem ainda como objectivos “desmistificar alguns conceitos relativos à actividade física e desporto para pessoas com deficiência e proporcionar aos participantes a prática de modalidades desportivas, para uma maior consciencialização no momento da prescrição de exercícios”.
A conferência “Desporto Adaptado – Meios, Recursos e Tendências/Necessidades” abre o evento, que segue no primeiro dia com palestras divididas em quatro painéis: “Educação Física e Desporto Escolar vs Formação de Professores e Técnicos”; “Direito Desportivo e Apoios para o Desporto Adaptado”; “Treinadores, Movimento Associativo e Escola – Fórum/Mesa Redonda”; e “Programas de Desenvolvimento do Desporto Adaptado, Boas Práticas Institucionais”.
No sábado, 7, tem lugar a vertente prática, com iniciação às modalidades de Goalball, Andebol em Cadeira de Rodas e Atletismo. A terminar, será apresentado o projecto “Fitness Inclusivo para Todos (FIT)”.
O congresso é organizado por Palmela Desporto, Câmara Municipal, Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal (APPACDM), em parceria com o Centro de Formação Ordem de Santiago, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e o Desporto Escolar.