Foram colocados pilaretes com o objectivo de garantir uma melhor mobilidade pedonal
O estacionamento abusivo na cidade de Setúbal continua a ser combatido, desta feita com a colocação recente de um conjunto de pilaretes fixos aplicados em troços do pavimento pedonal da rua da Tebaida e da rua António José Batista. Esta medida teve como objectivo garantir o impedimento do estacionamento automóvel abusivo, de forma a garantir uma melhor mobilidade pedonal.
Neste sentido, a instalação de pilaretes, que foi realizada pelos serviços operacionais da Junta de Freguesia de São Sebastião, mediante o projecto elaborado pelos serviços competentes da Câmara Municipal de Setúbal, abrange o pavimento pedonal do lado esquerdo na subida da rua da Tebaida, junto à intersecção com a rua António José Batista, “local que era diariamente utilizado como estacionamento automóvel, impossibilitando a circulação de peões em segurança”, explica a Junta de Freguesia de São Sebastião em nota de Imprensa.
Segundo a autarquia, este mesmo problema motivou a fixação de pilaretes no seguimento da rua da Tebaida para a rua António José Batista, “numa extensão de cerca de 60 metros lineares, local onde o passeio de dimensões reduzidas era invadido por viaturas estacionadas em espinha”. Esta situação punha em causa a “boa mobilidade de peões e a sua integridade física”, levando a que os mesmos fossem forçados a circular pela estrada.
“Além de aumentar o nível de segurança na circulação de peões, esta intervenção, que surge como resposta às solicitações dos moradores, pretende garantir a acessibilidade a todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, e regularizar o estacionamento naquela artéria que se mantém, mas em paralelo”, refere a junta de freguesia.
Na mesma nota, a autarquia deixa um apelo de cooperação aos automobilistas para a necessidade de, “perante os avisos colocados nas artérias a intervencionar”, retirarem os seus veículos dessas áreas, de forma a possibilitar a “execução das intervenções de forma eficaz e sem danificar bens”.