Sessão gratuita desta quarta-feira quer abordar desafios e áreas prioritárias no desenvolvimento de crianças e pessoas com esta perturbação
O Cinema Charlot recebe esta quarta-feira uma sessão gratuita e aberta ao público subordinada ao tema “Compreender o Autismo”. Este plenário, liderado pela associação Vencer Autismo, com o apoio da Zurich, pretende abordar o estigma em torno desta condição, assim como os desafios e as áreas prioritárias no desenvolvimento de crianças e pessoas com perturbação do espectro do autismo.
A associação Vencer Autismo foi criada por Joe e Susane, que têm uma filha com esta condição, com o intuito de partilharem a sua experiência “de superação e prestar apoio e esclarecimento para uma sociedade mais compreensiva” dos desafios do autismo.
Em declarações a O SETUBALENSE, Miguel Duarte, coordenador comercial das regiões de Setúbal, Alentejo e Algarve na Zurich Portugal, explica que a empresa se associou a esta associação com o objectivo de promover estas sessões, que visam “sensibilizar e consciencializar para o Autismo em todas as suas vertentes e combater os estigmas associados”.
No entender do responsável, as pessoas com autismo possuem “competências e talentos únicos que são valiosos”, para a sociedade e para as organizações. “Ao dar a conhecer essas competências, as empresas passam a ter acesso a um grupo de talentos diversificado e inexplorado. A diversidade e inclusão são parte integrante da nossa cultura e acreditamos que é assim que fazemos a diferença e geramos impacto positivo. Queremos promover a igualdade de oportunidades e combater a discriminação – acreditamos que todos merecem ser tratados com respeito e dignidade”, explica.
Relativamente à sessão que vai decorrer em Setúbal, a Vencer Autismo vai dar o “conhecimento base” para a compreensão dos desafios associados ao autismo, as suas “possíveis causas” e as áreas a “dar prioridade no desenvolvimento” da criança/ pessoa com autismo.
“Esta é uma forma de envolvermos toda a comunidade na temática do autismo e para a necessidade de criarmos uma sociedade mais justa e igualitária, que promove oportunidades para todos. O nosso compromisso em levar este conhecimento a toda a comunidade continuará em 2025, com a promoção destas sessões noutras regiões do nosso País, refere Miguel Duarte.
Num documento enviado a O SETUBALENSE, a Zurich refere que se uniu à associação Vencer Autismo com o propósito de promover as sessões “Compreender Autismo powered by Zurich” em várias cidades do País, incluindo Porto, Aveiro, Albufeira e Santarém. Estas palestras, gratuitas e abertas ao público, têm uma duração aproximada de duas horas e ocorrem entre as 18 e as 20 horas.
As sessões são conduzidas pelos fundadores da Vencer Autismo, Susane e Joe, que abordam em profundidade os desafios do autismo, suas possíveis causas e as áreas prioritárias no desenvolvimento de pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). O objetivo é desmistificar o autismo e promover uma sociedade mais inclusiva, oferecendo aos participantes conhecimento e ferramentas para lidar com esses desafios.