A 12 de Novembro o edifício da autarquia vai aderir à iniciativa “PneumoLight”
A Câmara Municipal de Setúbal vai aderir à iniciativa “PneumoLight” que, um pouco por todo o Mundo, faz com que centenas de edifícios, igrejas ou monumentos se iluminem com a cor azul em respeito a esta patologia.
Na noite do próximo dia 12 de Novembro a fachada dos paços do concelho setubalense vão ser iluminados no âmbito da campanha para assinalar o Dia Mundial da Pneumonia. Em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE o município dá conta de que “dos países da OCDE, Portugal está entre os que apresentam maior taxa de mortalidade por pneumonia, com os últimos dados a revelarem cerca de 80 internamentos e 16 óbitos por dia”.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia esta é a doença, que se designa como uma infecção pulmonar, é das que mais mata em Portugal. Segundo o site da clínica Lusíadas a “pneumonia é uma doença que consiste numa inflamação aguda do tecido pulmonar, caracterizada pela proliferação de microrganismos ao nível alveolar”. Os principais sintomas da infecção são febre, muitas vezes elevada, calafrios, tosse com ou sem expectoração, dor torácica, e, dificuldade respiratória. Em alguns casos pode também provocar dor de cabeça, náuseas, vómitos, dor abdominal, diarreia, e, dores nos músculos e articulações.