No Lousal é inaugurada uma escultura de Moisés Preto Paulo que homenageia os 50 Anos do 25 de Abril
Grândola assinala amanhã, 22 de Outubro, 480 anos da atribuição da sua Carta de Foral, em 1544, com um programa direccionado a todas as faixas etárias, que está a decorre ao longo deste mês, e que engloba desporto, cultura, arte e tradição.
Amanhã, a cerimónia do Hastear da Bandeira, às 11h00, nos Paços do Concelho, abre o Dia do Concelho, à qual se segue no Lousal a inauguração da escultura de Moisés Preto Paulo. Trata-se de uma obra que homenageia os 50 Anos do 25 de Abril, e é composta por um cravo de 4,5 metros, uma cegonha, um canário sobre uma gaiola aberta e um carro inspirado nos vagões mineiros. A peça simboliza a Liberdade, o renascimento e a identidade cultural da aldeia mineira do Lousal.
Na noite de hoje, 21 de Outubro, o Cine Granadeiro recebe, às 21h30, a jovem Teresinha Landeiro e o seu fado leve com algumas influências da pop e do folclore. No Parque de Feiras e Exposições a noite é de dança com a actuação de três DJ’s: Raise, Overule e Vasco Rafael.
Ainda no âmbito das comemorações do Dia do Concelho, na noite da passada sexta-feira, o palco do Cine Granadeiro recebeu Sofia Alves, Diogo Lopes e Filipa Matos com a peça de teatro “Amigos com Benefícios” de John Borg, com direcção de Celso Cleto.
No dia 13 Grândola assistiu a um Torneio de Petanca em doublete e, dia 19, ao XXVI Encontro de Bandas Civis de Grândola “Celso Tomé Nunes” com a participação de três bandas filarmónicas.
A programação das comemorações termina a 26 de Outubro, às 15h00, ao som do Cante Alentejano, património Imaterial da Humanidade e uma das mais genuínas expressões artísticas do Alentejo.
O Encontro de Grupos Corais está marcado para o Cine Granadeiro com a participação do Grupo Coral os Cardadores da Sete, Grupo à Cante Alentejano Vozes Além Tejo, Grupo Coral Vila Morena e o Grupo Cantares da Aldeia – Marvão.